Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Farroupilha passam a contar com serviços de acupuntura, auriculoterapia, ventosaterapia e aromaterapia. Os novos atendimentos fazem parte do espaço de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) inaugurado nesta sexta-feira (12). As terapias são gratuitas e precisam de recomendação médica.
A sala para os novos serviços está localizada junto ao Centro de Fisioterapia Municipal — Avenida Paulo Broilo, 526, Centro. Para ser beneficiado com os atendimentos, é necessário ter a indicação médica, por meio de uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
Conforme a prefeitura, o objetivo da implantação destas práticas é oferecer opções de tratamento alternativo para pessoas portadoras de dores crônicas, especialmente para aquelas que já realizaram outros procedimentos sem sucesso na melhora do quadro.
Entenda mais sobre os novos serviços:
Acupuntura: é uma terapia feita com agulhas inseridas em pontos específicos do corpo. Auxilia o tratamento de diversos tipos de doenças, como distúrbios digestivos, respiratórios ou neurológicos.
Auriculoterapia: é uma técnica derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais.
Ventosaterapia: é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo.
Aromaterapia: técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, ajudando a aliviar sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma ou resfriado, bem como fortalecer as defesas do corpo.