Um encontro realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Caxias do Sul na manhã deste sábado (6) reuniu cerca de 40 familiares de estudantes com autismo, além de 30 professores das 17 escolas da rede municipal que integram o chamado Território um da rede municipal de ensino. A região também abrange 13 escolas da Educação Infantil, que funcionam em gestão compartilhada com o município.
A ação, que tem como objetivo qualificar a prestação do serviço educacional aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ocorreu das 9h às 11h30min, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Castelo Branco, abrindo um ciclo que terá encontros pelos próximos quatro sábados, no distrito de Fazenda Souza e nos bairros Santa Lúcia Cohab, Serrano e Kayser.
— Estamos escutando a manifestação dos pais trazendo as principais dificuldades e anseios, quais os apoios e serviços que consideram importantes para melhor atender os seus filhos na escola — afirmou Silvana Cechinato Cagol, gerente da Educação Especial da Smed.
Elaine de Lima Dahm, 39 anos, foi uma das familiares de estudantes que utilizaram o espaço de fala ao longo da manhã. Ela é mãe do Vitor Dahm dos Reis, 10, aluno com autismo que estuda no 5º ano da escola Zélia Rodrigues Furtado.
— Acho bem importante esse encontro, porque é um momento em que os pais têm voz. Claro que aqui tem poucos pais, diante dos 125 alunos, e muitos não têm com quem deixar os filhos. Por isso, a gente fala muito que no espaço da escola, que é espaço importante de convivência pra eles, precisam de um monitor — comentou Elaine.
Desde o início de 2022, Caxias do Sul está entre os municípios do país cujas escolas e professores contam com assessoramento técnico específico para atender crianças e jovens com TEA. Segundo a prefeitura, atualmente, há 325 estudantes com TEA na rede municipal de ensino. Na Educação Infantil, das 154 crianças sob Atendimento Educacional Especializado (AEE), 80 situam-se no TEA.