O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e a multivacinação para crianças e adolescentes mobiliza postos de saúde na Serra. Em Caxias do Sul, as doses são aplicadas em 13 unidades básicas de saúde (UBSs) e na Praça Dante Alighieri, no centro da cidade. As UBSs estão abertas desde as 8h deste sábado (20) para imunizar crianças de um a quatro anos. Já os adolescentes até 14 anos podem atualizar a caderneta.
Um dos locais mais movimentados nesta manhã era o ponto de vacinação na praça. Lá as doses são aplicadas até às 16h. A estrutura montada em parceria com o Rotary Clube aplica a vacina oral contra poliomielite, a gotinha. Caso alguma das crianças esteja com alguma vacina em atraso, as servidoras da Secretaria Municipal de Saúde orientam os pais sobre qual UBS devem procurar para colocar a caderneta em dia.
— É importante para saúde deles manter as vacinas em dia — afirma a auxiliar de produção, Denise Brito, 34, que levou a filha Valentina Rodrigues Henriques, dois anos e seis meses, para tomar a gotinha na praça.
A analista comercial Marilha Pacheco, 35, conta que viu nas redes sociais que teria um ponto de vacinação no Centro.
— As vacinas dele estão todas em dia, e aproveito esse dia de mobilização porque é mais fácil do que durante os dias de semana — conta a mãe de Bento, dois anos.
Na UBS Cruzeiro, há três salas abertas para a gotinha, vacina contra covid-19 para crianças e vacinas do calendário vacinal. Até o meio-dia mais de cem crianças já haviam sido vacinadas. A engenheira civil, Stephanie Souza Lima, 28, levou o filho Noah de Mello, três anos, para tomar a gotinha. de
— É importante ter um dia de mobilização.
O casal Solange Rech, 43, e Giovani Cuelli, 41, levaram a filha Isabella Rech Cuelli, três, para ser vacinada.
— O Dia D é melhor porque ajuda a gente a lembrar e levar as crianças para manter as vacinas todas em dia.
Na UBS Cinquentenário, os avós Gemari Moterle 58, e Alexandre Moterle, 57, levaram os netos Alexia Moterle dos Santos, quatro, e Luan Moterle Migon, 14, para vacinar e já aproveitaram para fazer a 4ª dose da vacina contra covid-19:
— Facilita para quem não tem horário na semana — afirma Gemari.
A professora Raquel Pousada de Castro Canquerino, 40, concorda:
— É importante para que quem não consegue levar na semana. Meus filhos não perderam nenhuma vacina. A caderneta está completa — ressalta a mãe de Mateus De Castro Canquerino, três anos.
O controlador logístico, Gabriel Leite, 25, e a analista de contabilidade, Camila Schicora, 32, também aproveitaram o Dia D para vacinar Ana Clara Schicora Leite, sete meses.
— É importante manter o quadro vacinal completo — afirma Camila.
A tendência é que o movimento aumente ainda mais agora à tarde. A vacinação segue até as 17h nas UBSs Centro de Saúde, Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Diamantino, Eldorado, Esplanada, Fátima Alta, Fazenda Souza, Santa Lúcia Cohab, São Leopoldo, Reolon, Vila Ipê.
As doses são distribuídas para crianças de um a quatro anos que devem fazer a vacina oral (mesmo que já tenham recebido a gotinha). E para menores de um ano, somente crianças com a vacina injetável em atraso (menores de um ano não fazem vacina oral). A campanha contra poliomielite e de multivacinação ocorre até 9 de setembro, de segunda a sexta-feira, em todas as UBSs do município.
Campanha neste sábado na Serra
Flores da Cunha
Em Flores da Cunha, as doses são aplicadas no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, até as 17h, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), até as 16h, exceto a de Mato Perso.
Bento Gonçalves
Todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 15h. A unidade móvel estará na Via del Vino, até as 14h30min, aplicando a gotinha contra poliomielite.
Farroupilha
A vacinação ocorre até as 17h, sem fechar ao meio-dia, nas unidades de saúde Central, São José, Primeiro de Maio, América, Monte Pasqual, Medianeira, Cruzeiro, Cinquentenário e Belvedere. Além disso, quatro equipes volantes estarão vacinando no interior do município em horários específicos.