O sábado (20) ficará marcado para os 64 alunos que integram a primeira turma do Colégio Tiradentes de Caxias do Sul. Eles participaram da chamada Formatura da Boina, que incorpora os alunos ao batalhão escolar e também é uma formalidade que autoriza os jovens a vestirem a farda, que é o uniforme oficial da rede de colégios estadual.
A cerimônia foi realizada no Ginásio Vasco da Gama, o Vascão, e, como não poderia deixar de ser, foi repleta de alegria e emoção. Centenas de convidados, incluindo autoridades militares, enfrentaram a manhã gelada de Caxias do Sul para prestigiar os estudantes. A formatura também contou com a participação de alunos do Colégio Tiradentes de Porto Alegre, os quais fizeram a Guarda de Honra.
Em sua manifestação, coordenadora regional de Educação, Viviane Devale, parabenizou o trabalho desenvolvido no colégio e ressaltou o compromisso com o Colégio Tiradentes, que tem seu corpo docente formado por professores da rede estadual de ensino.
O subcomandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Douglas da Rosa Soares, exaltou os valores e princípios que este modelo escolar do Colégio Tiradentes proporciona na formação de futuros bons cidadãos. O coronel Douglas lembrou que é oriundo da rede militar e que sua filha estuda no educandário de Porto Alegre.
Por último, o diretor em Caxias do Sul, major Juliano André Amaral, declarou seu orgulho de liderar esta primeira Formatura de Boina e fazer desta parte da história da BM. Ele enalteceu a dedicação e a capacidade de superação que estes 64 alunos da primeira turma demonstram a cada atividade.
O Tiradentes de Caxias é a oitava unidade de colégios militares administrados pela Brigada Militar e o primeiro na Serra Gaúcha.