Uma solenidade apresentou os primeiros 64 alunos do Colégio Tiradentes em Caxias do Sul. A instituição de ensino administrada pela Brigada Militar (BM) era um sonho de mais de uma década na cidade. O comando da BM, autoridades políticas e os pais do primeiros alunos prestigiaram a inauguração do tradicional colégio, que está no prédio que abrigava a Escola Estadual Dante Marcucci, no bairro Marechal Floriano.
A criação de um Colégio Tiradentes está autorizada desde 2010, por decreto estadual. A iniciativa sempre contou com diversos apoios, mas não saía do papel. Agora, duas turmas de primeiro ano de Ensino Médio poderão aprender com a tradição da rede de colégios.
— A rede Tiradentes de ensino tem mais de 40 anos. Em 2019, das 10 escolas no Estado em aprovações de Enem e vestibular, sete eram Tiradentes. É uma metodologia diferenciada, que conta com esse esforço dos alunos e dos professores da Secretaria (Estadual) de Educação. O aluno passa o dia conosco e realiza, além das atividades de ensino, outras inúmeras atividades extracurriculares, que vão trabalhar estes valores e princípios para, eles mesmos, se darem conta desta procura por conhecimento — aponta o diretor em Caxias do Sul, major Juliano Amaral.
A BM é responsável pela parte administrativa do colégio. A parte pedagógica é da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A tradicional instituição tem unidades em Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Maria, São Gabriel, Santo Ângelo e Ijuí.
O Colégio Tiradentes possui um processo seletivo com prova intelectual e exame físico. Parte das vagas é destinada a quem é aprovado nesta seleção e a outra parte será direcionada a filhos de policiais militares da região. As aulas iniciaram na última semana, com a preparação da tradicional apresentação desta segunda-feira (23).
— Apresentamos um calendário escolar para a 4ª CRE, e ele foi aceito. Temos aulas em período integral e iremos repor estes dias que podem ser considerados perdidos (pelas aulas iniciarem apenas em maio). Iremos avançar alguns dias e, no dia 17 de dezembro, iremos encerrar o ano letivo — explica o major Amaral.
Um dos apoiadores desta empreitada foi o coronel Alexandre Brite da Silva, que está à frente do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO Serra). O oficial é egresso do Colégio Tiradentes, formado em 1988, e foi o primeiro diretor da unidade em Santo Ângelo, em 2010.
— É um sonho realizado e uma mudança de paradigma. Os jovens que ingressam têm esta expectativa dessa convivência no meio militar. As famílias querem ver estes valores que a nossa instituição carrega. É um legado e um desafio, inclusive para o major Juliano, de trabalhar estes jovens e, no futuro, vê-los realizados. Formei turma em 2012 e vejo profissionais realizados. Alguns são militares, mas vários são médicos, engenheiros, arquitetos e advogados. O nosso objetivo é dar um caminho do bem para estes jovens — salienta o comandante do CRPO Serra.
Na solenidade, a Brigada Militar também homenageou familiares de Dante Marcucci, histórico comerciante e ex-prefeito de Caxias do Sul, que dava nome à antiga escola que agora abriga o Colégio Tiradentes.