Duas campanhas nacionais de vacinação iniciam nesta segunda-feira (8) em Caxias do Sul. As campanhas contra a poliomielite, destinada a crianças menores de cinco anos, e de multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, voltada para menores de 15 anos de idade. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão vacinando até setembro.
Durante a campanha, com o objetivo de facilitar o acesso da população, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) amplia, a partir de segunda-feira, o atendimento das salas de vacina das sete UBSs que funcionam em horário estendido. Essas unidades passam a realizar todas as vacinas até as 19h - que é o mesmo horário que já funciona para vacina contra covid-19.
Em relação à ação contra a poliomielite, todas as crianças de 1 a 4 anos devem ser vacinadas com a vacina oral independentemente de terem sido imunizadas anteriormente com a gotinha. Já as menores de um ano de idade, que fazem vacina injetável, só precisam comparecer se estiverem com as doses contra a pólio em atraso.
A campanha de multivacinação serve para que todas as crianças e adolescentes de menos de 15 anos coloquem as vacinas em dia. Os pais que tiverem dúvidas podem comparecer às UBSs com a carteira de vacinação dos filhos em mãos.
Todas as vacinas do calendário vacinal de rotina estão disponíveis nas UBSs. As vacinas tríplice viral e da febre amarela são realizadas nas quartas-feiras (exceto UBS Centro de Saúde, que realiza nas sextas). A vacina BCG ocorre por agendamento, realizado em cada UBS.
As demais doses do calendário de rotina são aplicadas de segunda a sexta-feira. Um Dia D de vacinação está marcado para 20 de agosto, em um sábado, com informações que serão divulgadas nos próximos dias.
A vacinação contra covid-19 não tem alterações. Crianças de 3 e 4 anos são vacinadas nas terças e quintas-feiras em 11 UBSs. Para quem tem a partir de 12 anos, a imunização ocorre em todas unidades.
Onde se vacinar:
Vacinação contra a poliomielite para crianças menores de 5 anos
:: 1 a 4 anos: todos devem receber a vacina oral, mesmo que já tenham recebido a gotinha
:: Menores de 1 ano: somente crianças com a vacina injetável em atraso (menores de 1 ano não fazem vacina oral)
Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente
:: Menores de 15 anos de idade que tenham vacinas de rotina em atraso
Quando: de 8 de agosto a 9 de setembro em todas UBSs (segunda a sexta-feira)
UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê: 8h às 19h
Demais UBSs: 8h às 16h
Sobre a poliomielite
:: Sintomas: febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Nas formas mais graves, instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores.
:: Tratamento: não existe tratamento específico. Todas as vítimas de contágio devem ser hospitalizadas, recebendo tratamento dos sintomas, de acordo com o quadro clínico do paciente.
:: Sequelas: as principais são problemas e dores nas articulações; pé torto, em que a pessoa não consegue andar porque o calcanhar não encosta no chão; crescimento diferente das pernas; osteoporose; paralisia de uma das pernas; paralisia dos músculos da fala e da deglutição; dificuldade de falar, entre outras.
:: Prevenção: a vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.