Após denúncia, uma ação entre Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção animal resgatou, na tarde deste sábado (6), mais de 30 animais em situação de maus-tratos em Caxias do Sul. Pelo menos 16 cães e 15 gatos estavam em três casas do mesmo tutor, no bairro Charqueadas. Além das ONGs, a Brigada Militar esteve no local para ajudar no resgate.
Segundo a protetora e presidente da ONG Sem Raça Definida, Andressa Mallmann Bassani, todos os animais estavam em cárcere, em situação precária e com a saúde debilitada.
— Pelo estado deles, devem estar nesta situação há sete meses. Uns estão com tumores, todos caquéticos. Essa situação parece não ter fim — diz Andressa.
Em uma das propriedades, dois animais permaneceram com o tutor, que se recusou a assinar termo de entrega.
As ONGs também foram até a Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência. No local, conforme Andressa, foram informadas que a prisão em flagrante do tutor só poderia ser dada com laudo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) atestando os maus-tratos.
Na véspera da ação, uma manifestação ocorreu na Praça Dante Alighieri, organizada pelas ONGs, pedindo à prefeitura a volta das castrações. Além disso, na quinta (4), uma reunião entre o Executivo e o Ministério Público tratou sobre a questão das constantes ocorrências de maus-tratos.