Para aumentar o índice de vacinação entre as crianças e os adolescentes, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul inicia aplicação de vacinas nas escolas nesta quinta-feira (1º). Contudo, a ação não contemplará doses contra a poliomielite para crianças de um a quatro anos, cuja campanha se encerra no dia 9 de setembro.
A vacinação será realizada por enfermeiros de unidades básicas de saúde (UBSs) e começa pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Theodósio Rocha Netto, no bairro São José, que recebe uma equipe da unidade básica do bairro, entre 8h30min e 14h. O público-alvo são adolescentes de 12 anos ou mais, com doses das vacinas HPV, meningo C e meningo ACWY (ambas contra meningite) e antitetânica. Os estudantes que estiveram com as doses em atraso e apresentarem a caderneta e autorização dos pais serão vacinados.
A UBS Pioneiro realiza o mesmo trabalho na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mansueto Serafini Filho, no bairro Pôr do Sol, a partir de 10h30min. Já na sexta, durante a manhã e tarde, enfermeiros da UBS Salgado Filho aplicam doses das vacinas contra a covid-19 e gripe para meninos e meninas a partir de 12 anos na Emef Papa João XXIII, no bairro Salgado Filho. Os estudantes também precisam apresentar caderneta e autorização dos pais.
Equipes também conferem cadernetas nas escolas
A partir de quinta, agentes de UBSs também visitam escolas para conferir as cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes. Neste dia, a UBS São Ciro passa pela escola de educação infantil Tia Gema. Já na sexta, profissionais da UBS Eldorado visitam a escola de educação infantil Geny Adélia Dalle Molle.
A Secretaria Municipal de Saúde disse, por meio da assessoria de imprensa, que não serão aplicadas doses contra a poliomielite para as crianças nas escolas neste momento e que não tem informações sobre novas ações nesse sentido.
Nesta semana, o governo do Estado convidou os municípios a oferecer a gotinha dentro das instituições de ensino com a autorização dos pais e responsáveis.