Correção: a falta de energia elétrica em Nova Petrópolis foi provocada pela quebra da caixa de um contador e pelo desligamento da chave, e não pelo furto de cabos como publicado entre as 9h03min e as 12h58min. O texto já foi corrigido.
Duas cidades da Serra registraram problemas depois de atos de vandalismo e furtos de cabo de energia elétrica nos últimos dias. Em Nova Petrópolis, a sala de vacinação da UBS Vila Germânia precisou ser fechada na segunda-feira (8) devido aos atos de vandalismo que deixaram a unidade sem energia elétrica no fim de semana. Segundo a assessoria de imprensa, a princípio, quebraram a caixinha do contador e desligaram a chave, mas isso anda precisa ser investigado. Já em Farroupilha, o alvo dos furtos foi a Praça da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, no Centro, na madrugada da segunda.
Em Nova Petrópolis, como a sala de vacina está sem energia elétrica, a câmara fria onde são armazenadas as doses de imunizantes atingiu temperaturas inadequadas para a conservação dos produtos. O estoque, então, foi encaminhado à Coordenadoria Regional de Saúde, em Caxias do Sul. Nesta terça-feira (9) depois de resolver o problema e com a reposição do estoque o atendimento foi retomado. O município registrou ocorrência na polícia sobre o caso.
Já em Farroupilha foram furtados mais de 200 metros de cabeamento elétrico da Praça da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. De acordo com a prefeitura, as equipes da Secretaria de Obras e Trânsito já estão providenciando novos materiais e a instalação. Um boletim de ocorrência também foi registrado para que a polícia investigue o caso.
Esse tipo de ocorrência tem sido registrada com frequência na região. Em Caxias do Sul, recentemente, o furto de fios atrasou o retorno das aulas na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Catarina. No começo do ano, ocorreu o mesmo no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, no bairro Cinquentenário, e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Abramo Randon, no bairro Madureira.