Dois homens de 39 e 32 anos foram presos em flagrante na madrugada dessa terça-feira (1º) após arrombarem o prédio de um colégio em Caxias do Sul. Eles foram flagrados pela Guarda Municipal (GM) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vereador Marcial Pisoni no bairro Vila Leon. Com um deles, a equipe encontrou torneiras que foram retiradas do prédio.
De acordo com o boletim de ocorrência, o flagrante ocorreu por volta das 3h10min, na Rua Guilherme Franzoi. A corporação foi acionada pela Central de Monitoramento, depois que o alarme da escola disparou. Ao chegar ao colégio, a equipe deslocou pelos fundos do prédio e encontrou o homem de 32 anos embaixo de uma janela que havia sido arrombada. Ele estava com uma sacola onde estavam quatro torneiras.
Dentro de um dos banheiros do prédio estava o homem de 39 anos. Ainda segundo a GM, ao tentar abordá-lo, ele resistiu e precisou ser contido com uma arma de choque. A diretora da escola foi acionada e reconheceu que os objetos furtados pertenciam ao prédio da instituição de ensino. Os dois foram levados para a Central de Polícia, onde foram autuados por furto e arrombamento.
Outros casos de danos foram registrados em janeiro
Desde o começo deste ano, pelo menos duas escolas da cidade ficaram sem energia elétrica depois do furto de cabos. O mais recente foi na Escola Estadual de Ensino Fundamental Abramo Randon, no bairro Madureira. O crime foi constatado no dia 23. Serão necessários mais de R$ 80 mil para a reparação dos danos.
O Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, do bairro Cinquentenário, também ficou sem luz. Um cabo de uma caixa de energia localizada na área externa da escola foi furtado.