A morte de Douglas Búrigo, 40 anos, em combate na Ucrânia, chocou os moradores da região dos Campos de Cima da Serra, especialmente, São José dos Ausentes, onde ele nasceu e voltou a morar no últimos anos. O município decretou na manhã desta segunda-feira (4) luto oficial de três dias pela morte do gaúcho, que perdeu a vida em um bombardeio no front na região de Kharkiv, entre a noite de sexta-feira (1º) e a manhã de sábado (2).
Ele serviu no Exército em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, de 2000 a 2005, no 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado. Viajou em 22 de maio para prestar ajuda humanitária nos conflitos com a Rússia.
O prefeito de São José dos Ausentes, Ernesto Valim Boeira, conta que a perda abalou os moradores da região.
— A região toda está abalada, e muito triste, porque o Douglas era um grande amigo, querido e conhecido por todos. A coragem dele sempre será lembrada por todos nós de São José dos Ausentes. Ele saiu daqui para ir lutar e mostrou bravura e coragem.
O prefeito conta ainda que foi amigo de infância de Douglas:
— Nos criamos juntos. A gente foi amigo de infância, ele era um ano mais velho que eu, e ele tinha ido embora e agora havia retornado para a cidade. Não tem palavras para confortar a família. É uma perda imensa para todos nós — lamenta o prefeito.
Dodo, como era chamado por amigos próximos, também trabalhou como caminhoneiro e atualmente tinha uma borracharia com loja de pneus às margens da BR-285, em Ausentes. De acordo com a família, o Itamaraty ainda não se pronunciou sobre a morte de Douglas e, por isso, não há informações sobre o translado do corpo do morador da Serra para a região.