Um monumento em homenagem ao tropeiro foi inaugurado, em Bom Jesus, no último sábado (16). O município, desde 2012, é reconhecido pela Assembleia Legislativa como Capital do Tropeirismo e tramita, no Congresso Nacional, um outro projeto para tornar esse reconhecimento nacional. A data foi escolhida em alusão ao aniversário de 109 anos de Bom Jesus e ao Dia Municipal do Tropeiro.
Quem chegar ao município pela BR-285 será recebido pelo monumento, que é composto por um homem, que saúda os visitantes com chapéu, em cima de uma mula, acompanhado de um cachorro e de outra mula. A obra é assinada pelo escultor Vilmar Rodrigues Nascimento, do Paraná, com base em pesquisas realizadas pela historiadora Lucila Sgarbi Santos. O projeto teve coordenação da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação e também conta com um letreiro com o nome da cidade.
O 16 de julho é o Dia Municipal do Tropeiro desde 2010, através de um projeto de lei do então vereador Cassiano Subtil e sancionada pelo então prefeito José Paulo de Almeida.
— A mula, que é um animal forte, e o destemido tropeiro formaram uma dupla perfeita para a abertura do progresso. Nosso agradecimento a esses desbravadores que abriram picadas e nos proporcionaram viver seus sonhos — ressalta a secretária da pasta, Adriana Varella.