Prezar pelo bem-estar dos animais é o lema do Instituto Patinhas, de Caxias do Sul. Recentemente, a instituição foi presenteada com um projeto de sede física, que servirá como lar de passagem para cães e gatos resgatados pelos voluntários da entidade. Elaborado pela Associação Sala de Arquitetos, o empreendimento levou em consideração um possível terreno que ainda está sendo viabilizado para atendimento e permanência dos peludos. Agora, o objetivo das organizações é arrecadar fundos para transformar o projeto em realidade.
Atualmente, os animais da Organização Não Governamental (ONG) permanecem em lares temporários localizados em diversos pontos da cidade. Entretanto, os voluntários dependem de doações para arcar com as taxas dos pets, que custam em média R$ 250 mensais por animal. Dessa forma, com a criação do lar de passagem, os animais passariam a estar somente sob a tutela dos voluntários da ONG e permaneceriam com eles até o momento da adoção.
Para elaborar o projeto, os responsáveis pela ONG entraram em contato com a Sala de Arquitetos por ser uma associação sem fins lucrativos, assim como o Instituto Patinhas.
— A entidade reúne diversos profissionais da área de arquitetura, o que com certeza contribui com a pluralidade do projeto apresentado. Contatamos a presidente da entidade, Gabriela Meletti, que prontamente aceitou o convite, formando uma comissão para o projeto, que é composta por diversas arquitetas — disse a presidente do Instituto Patinhas, Natiele Gomes.
O projeto da sede foi pensado para um terreno de 720 m², que contemplará recepção, copa, setor administrativo, depósito, área fechada e aberta de recreação, lavanderia e sala de banho, ambulatório, vestiários, maternidade, geriatria, depósito e 32 baias para abrigo dos animais que estiverem abrigados e disponíveis para adoção. Tudo isso em cerca de 190 m² de construção. Neste espaço, a entidade poderá receber simultaneamente até 100 animais em busca de um novo lar.
Infelizmente, ainda não há um terreno específico para a construção da sede. Segundo Natiele, apesar de ainda não contarem com o auxílio da prefeitura, os voluntários esperam poder receber apoio institucional, político e financeiro para transformar o projeto em realidade.
— A ideia de criar esse projeto é justamente sensibilizar a comunidade para que possamos angariar fundos e talvez podermos utilizar um terreno público ou privado cedido especialmente para esse fim. Como o valor estimado para a obra é de R$ 400 mil, estamos dependendo de uma campanha que criamos para conseguirmos os valores para iniciarmos as obras e conversas sobre o espaço. Ainda não contatamos a prefeitura, mas certamente pretendemos ter o apoio institucional, político e, se possível, financeiro para viabilizarmos o nosso projeto, considerando que estamos tratando de um tema de saúde pública, preservação do meio ambiente e proteção animal — destacou.
Os interessados em ajudar podem entrar em contato com o Instituto Patinhas, através do telefone (54) 99169-3123 (Natiele Gomes) ou pelo Facebook e Instagram.
Outras formas de ajudar
- Apadrinhar um animalzinho mensalmente através do link taplink.cc/institutopatinhascaxias
- Doações pela Vakinha
- Doações através do Pix: CNPJ 43.563.779/0001-66 (Instituto Patinhas)
- Doações de medicações e ração
- Compartilhar as redes sociais da instituição: @institutopatinhascaxias
Sobre o Instituto Patinhas
O Instituto Patinhas é uma Organização Não-Governamental (ONG) sem fins lucrativos e formado por voluntários, que dedicam parte de seus dias para salvar vidas. Formalizada em agosto de 2021, a entidade resgata animais de rua ou em situação de abandono e vulnerabilidade e, se necessário, os encaminha para internação em clínicas veterinárias parceiras. Por não possuir sede física, a instituição direciona os animais resgatados para lares temporários (LT) pagos. Atualmente, a ONG conta com 66 animais em LTs, que é o local onde os mesmos ficam até que uma família se disponha a adotá-los.