Preocupados com a quantidade de cachorros abandonados próximo da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul (Pecs), na localidade do Apanhador, os agentes da unidade resolveram criar um projeto para buscar um lar para esses animais. O Adote um Cachorro do Apanhador surgiu há cerca de dois meses e atualmente há 13 bichos em busca de adoção, segundo uma das voluntárias, Marina Pozzer:
— Infelizmente o número de cachorros abandonados ali têm aumentado muito, todo mês aparecem novos, e eles sempre estão em péssimas condições de saúde. É triste de ver.
Os animais que aparecem e ficam ali pela localidade são cuidados com recursos dos agentes da Pecs, que arcam com os custos de medicação, atendimento veterinário e outros itens necessários para o bem-estar dos pets.
— Lá não há espaço para eles viverem de forma segura, eles ficam soltos e podem acabar sendo atropelados. Então tive a ideia de fazer fotos deles para divulgar em um perfil no Instagram e, quem sabe assim, ajudar a encontrar o lar que eles merecem ter — destacou Marina.
O perfil do Instagram @adotedoapanhador é atualizado com fotos, a história e análise comportamental dos cães, que é feita por um dos agentes penitenciários que é adestrador.
— Não temos recursos e nem espaço para cuidarmos de mais cães, não somos uma ONG. Esperamos que animais não sejam mais abandonados perto do presídio.
Marina também conta que o projeto está em busca de ajuda veterinária para castrar os cães. Além disso, qualquer doação é bem-vinda, seja de ração ou valores em dinheiro. O contato para doação pode ser feito por meio do perfil do Instagram ou diretamente pelo telefone (54) 9 9137-1919.
— Gostaríamos de poder castrar todos esses animais e manter as vacinas e vermífugos em dia — disse.
Para adotar um dos cães do Apanhador é preciso entrar em contato por meio da conta no Instagram @adotedoapanhador ou pelos telefones (54) 9 9104-7851 e (55) 9 9113-1913. Quem adotar um dos animais ganha uma aula de adestramento para ajudar na adaptação do cão.