Começa na segunda-feira (1º) o Censo 2022, mas o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda recruta recenseadores na Serra porque nem todas as vagas foram preenchidas quando o processo de seleção foi aberto, em junho. São 64 oportunidades na região para contrato temporário e os escolhidos irão passar por treinamento antes de iniciar as entrevistas nos domicílios.
Em Caxias serão selecionadas 12 pessoas, sendo uma exclusiva para o distrito de Criúva e uma para os distritos de Vila Cristina, Vila Seca, Fazenda Souza, Vila Oliva e Santa Lúcia do Piaí. Caxias precisa preencher, no total, 513 vagas. As outras 52 vagas ainda disponíveis para contratação estão divididas entre os municípios de Alto Feliz (2), Antônio Prado (1), Farroupilha (17), Flores da Cunha (10), Ipê (1), Nova Pádua (1), Nova Roma do Sul (1), Nova Petrópolis (6), São Marcos (8) e Vale Real (5).
As inscrições em Caxias do Sul devem ser feitas na agência do IBGE (Avenida Rio Branco, 914, sala 20). Não há pagamento de taxa nem realização de provas. A seleção será feita por análise de títulos. O requisito mínimo para o cargo é ter o ensino fundamental completo. Nas demais cidades, os interessados devem procurar o posto do IBGE para fazer a inscrição.
Os contratados serão remunerados por produtividade. No site do IBGE é possível simular a remuneração. Um recenseador em Caxias que trabalhar 40 horas semanais, por exemplo, tem remuneração semanal estimada em R$ 2.420.
Cerca de 180 mil recenseadores irão a todos os mais 70 milhões de domicílios em todo o país. No Rio Grande do Sul, serão cerca de 11 mil profissionais e uma estimativa de 4 milhões de domicílios. O Censo ocorre de dez em dez anos e deveria ter sido feito em 2020, mas foi adiado devido à pandemia de covid-19.