De volta à Região Uva e Vinho desde o início do ano, Caxias do Sul recebeu nesta semana o certificado que formaliza o retorno ao roteiro após dois ano como município integrante da Região das Hortênsias. A entrega foi feita pela Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra) durante o 6º Congresso Internacional de Turismo da Região Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. A decisão em voltar a fazer parte da Região Uva e Vinho no Mapa do Turismo Brasileiro havia sido tomada por representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) em outubro de 2021.
— Entendemos que estamos no meio das duas regiões e é por isso que costumo falar que somos o coração da Serra gaúcha. Mas nossa identidade é mais forte com a Região Uva e Vinho até por causa da Festa da Uva. Estávamos em uma região importante, mas que não nos identificava. O retorno nos fortalece e devolve visibilidade, a gente consegue ter um norte — destaca o secretário de Turismo de Caxias do Sul, Ênio Martins.
Em 2019, durante a gestão do então prefeito Daniel Guerra, Caxias entrou na Região das Hortênsias, gerando polêmica. Na época, a administração defendeu que Caxias fazia limite com mais municípios das Hortênsias – formado por Canela, Gramado, São Francisco de Paula, Picada Café e Nova Petrópolis – que com os da Uva e do Vinho. Além disso, afirmou que a medida tinha o objetivo de fortalecer o turismo caxiense.
O Mapa do Turismo Brasileiro mostra, atualmente, 32 municípios na Região Uva e Vinho: André da Rocha, Antonio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Flores da Cunha, Farroupilha, Fagundes Varela, Garibaldi, Guaporé, Marau, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Marcos, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa, São Vendelino, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores, Vila Maria, Vista Alegre do Prata. Houve a saída de Nova Alvorada e Santo Antônio do Palma no mapa de 2022 e a inclusão, além de Caxias, de Casca, Fagundes Varela e São Vendelino.