Uma reunião na noite de quinta-feira (30) decidiu colocar Caxias do Sul de volta na Região Uva e Vinho no Mapa do Turismo Brasileiro. A decisão foi tomada por representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e, agora, será comunicada para a Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), que é a gestora da região. Depois disso, ocorrem tramitações junto ao governo do Estado e ao governo federal.
Há dois anos, a prefeitura de Caxias do Sul decidiu entrar na Região das Hortênsias, gerando polêmica e uma discordância quase generalizada. A mudança chegou a levar o tema para a Justiça. Em agosto de 2019, o município foi oficializado como integrante da mesma região que abrange Canela, Gramado, São Francisco de Paula, Picada Café e Nova Petrópolis. A gestão da época, cujo prefeito era Daniel Guerra, defendeu que Caxias fazia limite com mais municípios das Hortênsias que com os da Uva e do Vinho. Além disso, afirmou que a medida tinha o objetivo de fortalecer o turismo caxiense.
No entanto, a cultura e as ligações históricas de Caxias com as demais cidades pesavam como argumento contrário à ideia. Agora, o secretário municipal do Turismo, Enio Martins, diz que o retorno à Região Uva e Vinho leva em consideração um desejo manifestado de forma unânime pelos participantes da reunião de quinta-feira do Comtur. Ele destaca que Caxias tem mantido um relacionamento próximo com as duas regiões, com a intenção de contribuir para o desenvolvimento do turismo na Serra, mas pontua o entendimento de que a identidade de Caxias está mais próxima da Região Uva e Vinho:
— Optamos por geograficamente ficar na Região Uva e Vinho por uma questão de identidade cultural, pela questão da uva, vinícolas. Acho que é uma identidade muito forte de Caxias do Sul.
Hoje, o Mapa do Turismo Brasileiro mostra que a Região Uva e Vinho tem 29 integrantes: André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Flores da Cunha, Farroupilha, Garibaldi, Guaporé, Marau, Monte Belo do Sul, Nova Alvorada, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, Santo Antônio do Palma, São Marcos, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa, Veranópolis, Vila Flores, Vila Maria, Vista Alegre do Prata.