Apesar de ser um tema pouco debatido, o papel do pai é fundamental na criação dos filhos, principalmente quando se leva em consideração a faixa etária de zero a seis anos. Para tratar desse assunto tão importante, um seminário municipal sobre Paternidade e Primeira Infância será realizado nesta quinta-feira (30) em Caxias do Sul. O evento é gratuito e ocorrerá a partir das 9h no Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1.333, bairro Centro).
Desde 2005, Caxias tem famílias com crianças neste grupo etário que são atendidas pelos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (PCF). Ambos têm como objetivo orientar e promover o desenvolvimento integral das gestantes e de suas crianças. Em 17 anos, o PIM já atendeu 6.743 famílias, 1.782 gestantes e 7.713 crianças.
A partir de uma parceria entre a Fundação de Assistência Social (FAS) e o Instituto Promundo, em 2021, foi realizada a experiência piloto do "Programa P". Essa iniciativa visa trabalhar a paternidade e a masculinidade na família, iniciando com os programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz no Sistema Único de Assistência Social (Suas). Ao dirigir-se aos homens, o Programa P envolve os pais, parceiras ou parceiros na adoção de novos comportamentos de cuidado.
Além disso, o PIM e o Criança Feliz realizam o acompanhamento à gestante e às crianças no desenvolvimento infantil por meio de atividades como comunicação e linguagem, habilidades intelectuais, motricidade fina e ampla, valorização do meio em que vivem, jogos e brincadeiras, afetividade, saúde, higiene e nutrição. Atualmente, a equipe dos programas é composta por três servidores, representantes da Saúde, Educação e FAS.
Dessa forma, o Programa P busca estabelecer parceiras com iniciativas locais onde haja projetos de intervenção focados nas famílias e na primeira infância, além do papel dos homens como pais cuidadores. As inscrições para o Seminário se encerram nesta quarta-feira (29) e podem ser feitas por meio do site do Promundo.