Dezesseis novos caminhões foram incorporados à frota de veículos da prefeitura de Caxias do Sul nesta sexta-feira (3). O investimento de R$ 8.432.998 foi possível por meio de um financiamento obtido junto à Caixa Econômica Federal. No valor homologado, segundo a prefeitura, já estão acrescidos custos de emplacamento e licenciamento, seguro total por 12 meses e garantia e revisões pagas por dois anos ou 60 mil quilômetros.
Os veículos serão agregados à frota da Secretária Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) e servirão como apoio para serviços em obras de manutenção de estradas no perímetro urbano e no interior do município.
As empresas vencedoras foram a Mattana Veículos, que entregará 10 caminhões da marca Iveco, e a Mecasul Auto Mecânica, responsável por seis unidades Mercedes-Benz. Todos os veículos serão entregues com implementos rodoviários já incorporados em prazo de até 150 dias (início de novembro).
A compra inclui 10 caminhões com caçambas basculantes para uso principal na movimentação de materiais como terra, por exemplo, e seis com carroceria metálica carga seca, indicados para o transporte de equipes, materiais de logística e insumos.
Essa foi a terceira tentativa de licitação, já que as duas licitações anteriores não tiveram a participação de empresas interessadas. De acordo com o titular da Smosp, Norberto Soletti, o investimento busca qualificar e agilizar o atendimento das demandas das comunidades.
— Aguardamos muito por este pregão, pois, em razão da forte elevação dos preços, havia risco de não surgirem interessados — resumiu.
A idade média da frota atual da Prefeitura é de 24 anos. Alguns veículos, no entanto, lotados nas subprefeituras, têm 47 anos de uso.