A chuva que começou na manhã de terça-feira na região fez aumentar os níveis dos rios causando interrupção de passagens entre municípios na Serra. Uma delas é a ponte sobre o Rio das Antas, entre Cotiporã e Bento Gonçalves. A passagem teve o trânsito interrompido na manhã desta quarta-feira (22). Esta é a quinta vez, neste ano, que a ponte fica submersa. A última obstrução havia sido no sábado. Ela chegou a ser liberada, na manhã de domingo, mas três dias depois o rio voltou a subir cobrindo a estrutura.
A ponte liga uma estrada intermunicipal com a RS-431. A alternativa para quem quer sair ou chegar em Cotiporã é seguir pela BR-470 até Veranópolis e, depois, acessar a ERS-359 até Cotiporã. O acesso só será liberado quando o nível do rio baixar.
As balsas que fazem a travessia pelo Rio das Antas, entre Nova Roma do Sul e Nova Pádua, e pelo Rio da Prata, entre Nova Roma do Sul a Veranópolis, também estão com operação interrompida em função da cheia dos rios. Cerca de 60 veículos são transportados por dia, em cada embarcação, pelo Rio das Antas, entre Nova Roma e Nova Pádua. Já a embarcação que atravessa o Rio da Prata tem fluxo considerado pequeno. As rotas terrestres alternativas para deslocamento na região são as rodovias estaduais RS-448, RS-453 e RS-437.