As maiores cidades da Serra mantiveram a vacinação contra a gripe até que acabem os estoques. Desde o dia 25 de junho, estados e municípios ficaram liberados para prorrogarem a campanha até o fim das doses. A imunização está liberada para o público em geral a partir dos seis meses de idade.
A medida foi adotada com objetivo de atingir maior número de pessoas vacinadas em seus respectivos grupos. Até o momento, nenhuma dessas cidades da região atingiu a meta de 90% de cobertura vacinal estipulada pelo Ministério da Saúde. A imunização é necessária para evitar casos graves de internação por doenças respiratórias além de diminuir a circulação do vírus. A vacina protege contra as variantes H1N1, H3N2 e gripe B.
Gramado foi o primeiro município a fazer o anúncio de prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe. De acordo com o último levantamento realizado pela secretaria de saúde na última quinta-feira (23), receberam o imunizante contra a influenza: 64,86% dos profissionais de saúde; 69,47% dos idosos; 61,77% crianças de seis meses a quatro anos de idade; 25,11% de pessoas com comorbidades; 77,68% dos trabalhadores da educação. A imunização segue nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Varzea Grande, Floresta, Caic, Centro e Carniel. Os horários de vacinação em cada unidade podem ser conferidos no site da prefeitura.
Em Caxias do Sul, a cobertura vacinal é de 56,9% dos grupos prioritários. A imunização continua e pode ser realizada nas unidades básicas de saúde (UBSs) Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê das 8h às 19h, nas demais unidades a vacinação segue até as 16h.
Já em Bento Gonçalves foram aplicadas um pouco mais de 35 mil doses contra o vírus Influenza. No total, 76% do grupo prioritário recebeu o imunizante. A vacinação continua no município até finalizarem os estoques e podem ser encontradas em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min.
Na cidade de Canela, apenas 54% dos profissionais de saúde realizaram a imunização, o mesmo se repete para os idosos. Até o momento, 36% das crianças de seis meses a quatro anos foram vacinadas. Já o grupo com comorbidades tem a menor taxa de adesão, com apenas 17% . As doses podem ser encontradas em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min.
Em Flores da Cunha 7,5 mil doses foram aplicadas até o momento, o que representa 75% da cobertura vacinal dos grupos prioritários. Os imunizantes seguem disponíveis no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi e Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 11h45min e das 13h15min às 17h.