A população a partir de seis meses de idade que ainda não se vacinou contra a gripe pode procurar todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caxias do Sul. A proteção segue disponível enquanto houver doses, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta segunda-feira (27). A campanha nacional, destinada aos grupos prioritários, encerrou na semana passada, mas a proteção contra o vírus Influenza segue disponível para toda a comunidade desde o início de junho.
A cobertura vacinal contra Influenza/ gripe em Caxias do Sul, até o momento, é de 56,9% do público prioritário. No Brasil, o último dado divulgado pelo Ministério da Saúde é de 53,5%. As vacinas contra Influenza/gripe e contra covid-19 podem ser feitas no mesmo dia, com exceção das crianças de até 11 anos, que devem obedecer ao intervalo de 15 dias entre cada uma.
A vacina neste ano protege contra a variante H3N2. A Secretaria da Saúde reforça a importância de tomar a vacina, já que ela diminui os sintomas (que podem ser confundidos com os da covid-19) e ajuda a reduzir as hospitalizações, evitar casos graves e até óbitos.
Já a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo não foi prorrogada pelo Ministério. A cobertura vacinal atingida em Caxias foi de 38,70% do público-alvo.
Horários para vacinação contra Influenza/ gripe:
:: UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê: 8h às 19h.
:: Demais UBSs: 8h às 16h.