Seis personalidades e uma entidade de Caxias do Sul foram agraciados com a Medalha Mérito Comunitário da Câmara de Vereadores, na noite desta quinta-feira (23). A honraria é entregue a cidadãos residentes e entidades do município que se destacaram na realização de ações comunitárias e ao bem-estar da coletividade.
A sessão solene foi em alusão ao aniversário de 132 anos da cidade. Entre os nomes homenageados estão Rosa do Carmo Fonseca, Neusa Lyra de Oliveira, Silvia Adriana Andreatta, Maicon Fernando da Silva, Rosa Sartori Miotto e Zita Girardi. A entidade homenageada foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves.
Os nomes dos homenageados foram aprovados em plenário por unanimidade pelos vereadores da Casa, a partir de um requerimento.
Conheça os homenageados e suas ações para a cidade:
:: Rosa do Carmo Fonseca é natural de Bom Jesus e chegou a Caxias do Sul aos 18 anos, onde cursou magistério. Destaca-se pelo trabalho comunitário e engajamento em prol da educação de jovens e adultos da região do bairro São Caetano. Também fundou o Recreare, serviço de atendimento para crianças em turno contrário ao escolar.
:: Neusa Lyra de Oliveira é liderança comunitária da Zona Norte. Natural de São José do Ouro, mudou-se para Caxias aos 22 anos. Auxiliou na organização da comunidade para a regularização do bairro Santa Fé, com conquista da água para os moradores e da unidade básica de saúde.
:: Silvia Adriana Andreatta é diarista e natural de Caxias do Sul. É idealizadora dos projetos Sopa Solidária da Siu para pessoas em situação de rua durante do inverno — também arrecada roupas, cobertores e placas para colocar embaixo dos colchões e auxiliar no isolamento térmico; Caxias Sem Frestas, que busca a forração térmica de casas de famílias carentes; e o Turma do Chaves CXS, grupo de pessoas que se apresentam em festas comunitárias e aniversários para a arrecadação de alimentos e materiais escolares.
:: Maicon Fernando da Silva é o presidente da Associação de Moradores do Bairro São Caetano. Entre as conquistas para o bairro durante sua atuação comunitária, a expansão da linha de ônibus e o projeto Troca Solidária em parceria com a Codeca.
:: Rosa Sartori Miotto é reconhecida pelo trabalho na comunidade de Santa Bárbara de Ana Rech nas áreas da educação, da religião e do cuidado com o meio ambiente.
:: Zita Girardi é presidente de bairro do Vila Ipê. Entre as suas contribuições para a comunidade estão a organização de almoços beneficentes, feiras de roupas para as famílias carentes e entrega de marmitas. Com a ajuda dos moradores, eliminou dois pontos de lixões no bairro.
:: Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves, no Belo Horizonte, realiza diversas atividades voltadas à comunidade, como bazares de roupas, utensílios de cozinha, alimentos e brinquedos, oficinas de cultura e arte, oficinas multiesportivas de futsal, judô, padel, vôlei e badminton.