A população de Bento Gonçalves passará a ter uma nova e ágil opção para o resgate de urgências e emergências. Realizado apenas com ambulâncias, o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município poderá contar, nas próximas semanas, também com a utilização de motocicletas.
O curso, que capacitou cinco profissionais para o atendimento sob duas rodas, foi encerrado na última sexta-feira (27) e credenciou enfermeiros e técnicos de enfermagem para o atendimento rápido tanto de ocorrências clínicas quanto traumáticas. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, os veículos já foram adquiridos e, assim que chegarem, estarão prontos para irem às ruas.
A novidade pode diminuir em até cinco minutos o tempo de resposta aos atendimentos, que seguem sendo solicitados pelo 192. Na central, instalada no próprio município e não em Porto Alegre, como em outras cidades, o médico plantonista irá avaliar, conforme o cenário descrito, qual será o tipo de veículo a ser encaminhado.
Além das futuras motocicletas, que estarão disponíveis 24 horas por dia, o Samu de Bento Gonçalves conta atualmente com ambulâncias de atendimento básico e avançado. De acordo com a secretária de Saúde, Tatiane Fiorio, as motos são equipadas com kit de ressuscitação e os profissionais sempre sairão em duplas, cada um em uma moto, como prevê o protocolo. No local da emergência, farão o primeiro atendimento e, caso necessitem, serão acompanhados pela ambulância.
— Sabemos que qualquer minuto faz muita diferença no caso de paradas cardiorrespiratórias, infartos ou até mesmo em caso de acidentes de trânsito. Essa é a ideia e o objetivo. Existe uma estimativa que a moto consiga ganhar de três a cinco minutos em relação a ambulância para chegar ao local da intercorrência. Com essa chegada antecipada, o profissional consegue dar inicio ao atendimento — explicou Tatiane, que confirmou que não foram feitas contratações para a realização da nova modalidade de atendimento.