O 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) , com sede em Caxias do Sul, atendeu a pelo menos 15 chamados de queda de árvores durante a madrugada dessa quarta-feira (18). A cidade está sem medição de vento, por isso, não há registro de qual velocidade as rajadas atingiram no município. Os bombeiros atuam no corte e remoção dos galhos desde as 19h. As equipes atuaram durante toda a manhã em diversos pontos da cidade. No bairro Cidade Nova a guarnição trabalhou na Rua Alice Andreazza Peccin, do bairro Cidade Nova, onde uma árvore caiu sobre a via. A copa ficou em frente a uma casa, mas a residência não chegou a ser atingida.
Em outro caso, na noite de terça, uma árvore chegou a atingir uma moradia na Rua Padre João Leonir Dall Alba, no bairro Santo Antônio. Ninguém se feriu. Os outros casos ocorreram nos bairros Santa Catarina e Floresta. Não chegou aos Bombeiros relatos de casas destelhadas. A Defesa Civil recebeu dois chamados sobre casas destelhadas, uma delas no Serrano e outra no Monte Carmelo. Ninguém se feriu.
O comandante do 5º BBM, tenente-coronel Julimar Fortes Pinheiro, ressaltou que as equipes seguiam na rua até o final dessa manhã:
— Estamos com vários chamados de quedas de árvores que começaram na terça e tiveram continuidade. O vento está mais fraco agora, mas ainda temos os reflexos da passagem da tempestade. São ocorrências medianas, mas que necessitam da nossa intervenção, como quedas de árvores que bloqueiam o acesso a moradias.
Ele ressalta que não chegou aos bombeiros relatos de feridos na região atendida pelo batalhão.
— Nós preparamos com equipes e lonas para auxiliar a comunidade, mas, felizmente, a tempestade não nos atingiu com tanta força. Diante do Estado, a região da Serra teve um efeito mais moderado com relação a essa tempestade. Em Canela, tivemos a queda de seis pontes uma única rua, e acredito que é uma das cidades da região com mais problemas em função do fornecimento de energia elétrica.
Com a queda dos postes as ruas Voluntários da Pátria e Caçador, no bairro São Rafael. Lá os moradores estavam sem energia elétrica, e a RGE já havia sido acionada. A RGE informou que o primeiro atendimento já foi feito, desligando a energia elétrica do local para evitar acidentes com a população. Uma segunda equipe está em deslocamento para executar os reparos necessários e restabelecer o fornecimento de energia elétrica aos clientes afetados.
Nas demais cidades da região, mesmo com vento e chuva constantes, nenhuma ocorrência grave foi registrada. Em Carlos Barbosa, na noite de terça, os bombeiros foram acionados para a retirada de galhos que caíram em cima da garagem de uma residência. Já em Gramado, os bombeiros retiraram quatro árvores que caíram em locais diferentes da cidade. Em Garibaldi, uma árvore atingiu os fios de alta tensão dos postes, e caiu bloqueando a via na Estrada Geral, na comunidade de São Roque Figueira de Melo. Em Bom Jesus, o relato dos bombeiros é de instabilidade no abastecimento de luz. Segundo eles, foram diversas quedas de energia durante a madrugada. Ainda na terça, Bom Jesus anunciou a suspensão das aulas da rede pública nesta quarta-feira, assim como Ipê e Cambará do Sul.