Após uma primeira tentativa frustrada por conta do tempo fechado, o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, recebeu a 1ª Romaria das Pessoas com Deficiência (PCDs), neste domingo (22). A comissão organizadora tinha a expectativa de ter a participação de quase 240 fiéis (baseado na inscrição antecipada), mas, no dia, viu o número ser superado, com cerca de 300 romeiros e 600 pessoas participando da bênção (conforme informação do Grupo Rodoviário de Farroupilha).
— Uma realização total, a gente se empenhou muito para que fosse acontecer, pensamos em muitos detalhes, em muitos aspectos para acolher bem o pessoal e a gente acredita que acertou em grande parte das coisas. É claro que alguns aspectos precisam ser melhorados porque, com certeza, vai ter a segunda romaria. Essa aqui foi muito bonita, teve muita coisa emocionante que pudemos vivenciar — conta o jornalista Giovani Capra, que faz parte da comissão organizadora da 1ª Romaria das Pessoas com Deficiência e é presidente da Associação Municipal de Deficientes Físicos de Farroupilha (Amdef).
Os fiéis que participaram da pré-romaria puderam escolher entre dois trajetos, ambos na Rodovia dos Romeiros e que iniciaram às 14h. O primeiro começou perto da Unimed, com a distância de 4 km até o Santuário, enquanto que o segundo teve início no trevo de acesso de Caravaggio, com distância de 1,5 km até o destino. Para chegar até os pontos determinados, os fiéis de Caxias contaram com dois ônibus oferecidos pela Fundação Marcopolo.
Quem se sentiu acolhido na 1ª Romaria para PCDs foi a família de Juliano Oliveira, 39 anos, e Lucimara Furtado Nunes, 44, que levaram a filha Juliana Manuela, 2, para participar do encontro. A menina tem um coloboma nos olhos, o que afeta a visão dela, e é atendida pelo Instituto da Audiovisão (INAV), de Caxias. Ao saberem da romaria pela entidade, os pais decidiram levar a menina.
— Se Deus quiser, vamos vir mais seguido e incentivar ela. Ela adorou — contou o pai de Juliana Manuela.
Com o grupo completando o trajeto rapidamente, a bênção do padre Ricardo Fontana, que seria feita às 16h30min, foi adiantada em uma hora, assim como a Santa Missa no santuário, que seria às 17h.
Animados, atletas e alunos da Associação L’AQUA (Centro de Esporte, Lazer e Cultura para Pessoas com Deficiência Física, Mental e Associada) brincaram que as próximas edições podem até contar com um percurso maior, já que eles adoraram participar da romaria.
— Eu vejo como é importante isso para mostrar o protagonismo e a potencialidade de cada corpo. Mais do que a deficiência, mostrar o potencial de cada corpo. E quem tem a questão da religião, também é muito importante — defendeu a integrante da L’AQUA Roberta Spader, 38, que aproveitou o momento de fé também para agradecer.
A entidade, que tem atividades na Universidade de Caxias do Sul (UCS), contou com cerca de 20 alunos na 1ª Romaria para PCDs. A professora da L’AQUA, Ana Lúcia Rodrigues Martins, 59, acredita que as próximas edições devem receber ainda mais fiéis.
— Eu acho que é bem maravilhoso porque as romarias têm que contemplar todos os grupos e dar oportunidades. Eu ouvi o padre falando, acontece há 143 anos, né? E aconteceu agora porque era para acontecer. Entendo que muitos ainda vão participar nas próximas — acredita a professora.
Os romeiros esperam que esse encontro religioso se torne exemplo para mais comunidades.
— Foi ótimo, uma experiência única. Espero que outras cidades levem esse gesto bonito. Para mim, particularmente, foi uma experiência ótima, que eu irei participar muitas outras vezes. Mesmo estando numa cadeira de rodas, é um exemplo que queremos dar para outras pessoas, que nós podemos conquistar tudo. Só depende de cada um de nós — pbservou a atleta Tatiane Giotti, 45.
Mais comunidades nas próximas edições
Com a alteração da data, a romaria para PCDs é a última antes da 143ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, que ocorre nos dias 26, 27, 28 e 29 de maio. Os idealizadores do novo encontro são o empresário Gilberto Adami e o engenheiro agrônomo aposentado Antônio Carlos Potrich, que é PCD. Antônio não pôde participar da romaria porque estava com sintomas gripais, mas foi relembrado pelos outros organizadores.
— Fiz esse desafio para a gente fazer os Caminhos de Caravaggio, e ele (Antônio) de pronto comprou a ideia. Como Caminhos de Caravaggio é um percurso de 200 km, que sai de Canela até o Santuário, ele achou melhor fazer um percurso menor e incluir todas pessoas com deficiência. A ideia foi fantástica. A gente está muito feliz e espera que mo ano que vem, sabendo como é a dinâmica, possamos trazer pessoas de outros municípios — planeja Adami.
Grupo de cadeirantes vai de Caxias a Caravaggio
Quatro atletas cadeirantes da Associação de Deficientes Físicos da Serra (Adefisg) fizeram uma peregrinação de 35 km entre Caxias do Sul e o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em 3 horas e trinta minutos, na manhã de sábado (21). Os fundadores da associação, Sebastião Abreu, Gilberto Bastian, Diego Paim e Franciele Oliveira, decidiram cumprir a promessa de criação da entidade, que funciona oficialmente desde o dia 10 de maio e atende 12 pessoas portadoras de deficiência.
— A experiência pra mim foi incrível, eu sabia que não seria fácil. Tive medo de furar os pneus, mas foi incrível. Quando chegamos na metade, alguns estavam cansados, mas nós nos ajudamos e nos motivamos, até que conseguimos completar a nossa missão. Para nós foi importante porque nos mostrou como somos importantes. Todos os dias nós acordamos e temos que superar algum obstáculo, esse só foi mais um e mostrou que nós somos mais fortes do que pensávamos — relatou Diego Paim, atleta de basquete em cadeira de rodas.
Para concluir o percurso, os atletas contam que as maiores dificuldades foram os carros, dos quais tinham que prestar atenção, além do esforço na sunida dos morros. O grupo ainda teve o suporte de Vinícius Peres de Oliveira, marido de Franciele.
— Foi uma coisa de louco porque imaginávamos que, de repente, não iríamos conseguir. Muitos não acreditavam que conseguiríamos, mas graças a nossa força de vontade e o espírito guerreiro de cada um,conseguimos. Me sinto muito feliz, pois creio que fomos os primeiros cadeirantes a realizar esta proeza — orgulha-se Gilberto Bastian.
Programe-se
A 143ª Romaria ao Santuário de Caravaggio terá como tema “Fonte de sabedoria, rogai por nós”, que recorda a Campanha da Fraternidade deste ano que reflete sobre “Fraternidade e Educação”. Confira abaixo a programação:
Dia 26 de maio (Quinta-feira):
Missas: 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h
Terço: 14h
Dia 27 de maio (Sexta-feira):
Missas: 9h, 10h30min, 15h, 16h e 17h
Terço: 14h
Dia 28 de maio (Sábado):
Missas: 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h
Terço: 14h
Dia 29 de maio (Domingo):
Missas: 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h
Terço: 14h