As tradicionais pré-romarias ao Santuário de Nossa Senhora Caravaggio, em Farroupilha, retornam em 2022, depois de dois anos devido a pandemia. Os encontros desse ano têm uma novidade: a primeira pré-romaria das Pessoas com Deficiência (PCDs) que passa a integrar o calendário que antecede o dia destinado a celebrar Nossa Senhora, em 26 de maio.
As pré-romarias vão ocorrer de 23 de abril a 28 de maio, sempre aos sábados. Com o tema "Fonte de sabedoria, rogai por nós”, que recorda a Campanha da Fraternidade deste ano que reflete sobre “Fraternidade e Educação", a Romaria ao Santuário chega a 143ª edição.
O Reitor do Santuário de Caravaggio, Padre Ricardo Fontana, convida os fieis a participarem dos encontros:
— Você que faz parte das diversas romarias, que gosta de participar, prepare-se e envolva-se nos grupos, vá percebendo diante da sua identidade de convivência e venha participar conosco. Será uma grande alegria receber a todos no santuário. Desde já que Deus abençoe a cada um pela intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio, que junto ao Santuário você se sinta acolhido, se sinta em casa e muito abençoado.
O encontro voltado aos PCDs será promovido em 15 de maio. O evento foi idealizado por uma dupla de peregrinos de Caxias do Sul: o empresário Gilberto Adami e o engenheiro agrônomo aposentado Antonio Carlos Potrich, que é PCD. A ideia surgiu no Encontro Nacional de Peregrinos (Enap), em novembro de 2021, em Aracaju (SE).
— Estávamos empolgados com as palestras sobre peregrinações e caminhadas e nos desafiamos a fazer uma romaria até o Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, com o diferencial de ser voltada ao público PCD — lembra Adami, que é vice-presidente da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Rio Grande do Sul (Acasargs), que é promotora da romaria.
A esposa dele, Maria Ester, é secretária da entidade. Ao lado de Ilma Neumann Potrich, esposa de Antônio, ela tem ajudado na organização do evento.
— A ideia começou a tomar corpo e começamos a buscar apoio e fomos muito bem acolhidos. Estamos ansiosos para que dê tudo certo. A inclusão é qualidade de vida e queremos que depois se torne uma romaria, que seja a primeira de muitas.
Potrich também conta que está ansioso pela realização da pré-romaria:
— Esperamos um número significativo de pessoas nesse primeiro encontro. Temos muito a contribuir para dar luz e visibilidade ao evento. É uma oportunidade e também um desafio que temos pela frente.
Para participar é necessário se inscrever:
— Estou muito feliz com a iniciativa. Até o momento temos tido um retorno muito positivo das pessoas. Gostaríamos que quem tiver interesse se inscreva para que possamos dimensionar o evento, e preparar a estrutura para receber a todos— destaca o presidente da Associação Municipal de Deficientes Físicos de Farroupilha (Amdef), Giovani Capra.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail romariapcd@gmail.com, pelo QR Code que consta nos materiais de divulgação nas redes sociais ou nos impressos que tem sido distribuídos ou ainda no link.
Programe-se
O evento ocorre no dia 15 de maio e inicia às 14h. Já a benção aos romeiros está prevista para as 16h30min. Em caso de chuva, a pré-romaria será transferida para o domingo seguinte, 22 de maio.
Serão duas opções de trajeto para os devotos, ambos na Rodovia dos Romeiros. O primeiro começa próximo a Unimed, com distância de 4 km até Caravaggio. Já o segundo será no trevo de acesso secundário para o Santuário, com distância de 1,5 km.
As prefeituras de Farroupilha e de Caxias do Sul apoiam a iniciativa. Os organizadores farão, na chegada ao Santuário, a entrega de camiseta e de kit da Romaria aos cem primeiros inscritos para o evento. O evento também conta com o apoio da Semearhis.