A fé sobre duas rodas movimentou o Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, na manhã desse sábado (14), quando ocorreu a 18ª Romaria dos Ciclistas. O evento fez parte da programação, iniciada no último dia 23 de abril, da 143ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio.
Foi em 2004 que os organizadores da romaria, Fernando Lazzarotto, 63 anos, e Roque De Conto, 54, trocaram a caminhada ao Santuário pela bicicleta. A troca da mobilidade foi a única, porque a fé e a motivação só aumentaram ao longo das edições do evento, que chegou a reunir 3,6 mil ciclistas em 2009, uma das que tiveram maior participação.
— A gente pede a proteção no trânsito, que Caravaggio nos abençoe, nos proteja, proteja os motoristas também para não passarem em cima dos ciclistas. Não está fácil ser ciclista, ainda mais nas estradas, já é perigoso nas ciclovias — comenta Lazzarotto, que faz a peregrinação de bicicleta, enquanto seu parceiro de organização, De Conto, conduz o carro onde a imagem de Caravaggio acompanha os ciclistas.
A edição de 2022 marca o retorno da romaria após dois anos sem realização pela covid-19. Agora, com o avanço da vacinação e as flexibilizações sanitárias, mesmo em pandemia, a volta tornou-se possível com uma fé ainda maior, segundo Lazzarotto, que aproveita a aposentadoria para se dedicar mais aos ciclismo.
— Foi difícil (não realizar a romaria), mas agora vamos retomar dentro das condições. Mas, nunca deixei de pedalar, pelo menos uma vez na semana vou no Santuário, pelo amor à "santinha". Sem a benção nós não temos nada — defende o aposentado.
O evento foi aproveitado por todas as idades, como, por exemplo, pelo Vinicius Gheno, de 3 anos, que acompanhou o pai Marcos Gheno, 33, pela primeira vez.
— Já faz anos que venho na romaria, mas com ele foi a primeira vez. Ano passado, a gente acabou não tendo, no outro também não, então, esse ano é a primeira vez dele — conta o pai, que também é projetista.
Apesar de esta romaria ser a primeira de Vinicius, o trajeto e o Santuário não são caminhos desconhecidos do pequeno, que todos os domingos pedala com o pai até a Santa. Questionado se ele gosta do programa dominical, a criança é enfática:
— Sim!
E o pai explica:
— Nós pedimos muita proteção no tempo de pandemia, durante a gravidez dele também, então, é um sentimento de gratidão e a gente vem para agradecer por tudo que ela nos proporcionou neste período que ainda é difícil, mas vemos que já está normalizando — diz o devoto.
Ao final do trajeto, houve missa campal em frente ao Santuário e bênção dos capacetes.
Pré-romarias seguem neste final de semana
Além da dos ciclistas, outras duas peregrinações para homenagear e devotar Nossa Senhora do Caravaggio ocorrem neste final de semana. Ainda neste sábado, ocorre a 7ª Romaria das Crianças, a partir das 14h, com saída do início da Avenida Dom José Barea. Já no domingo, está prevista a 1ª Romaria das Pessoas com Deficiência, também com início às 14h. Se chover, o evento será transferido para o próximo final de semana.
Ambas terão duas opções de ponto de saída para os devotos: na Rodovia dos Romeiros, em frente ao pronto-atendimento da Unimed de Farroupilha (a 4,1 quilômetros do Santuário) e outra no trevo para o acesso secundário a Caravaggio (1,5 quilômetros até o local).
Às 16h30min está prevista a bênção ecumênica no Santuário e às 17h ocorrerá a Santa Missa de Caravaggio.