O sábado (28) começou com fluxo intenso de romeiros que deslocam de Caxias do Sul em direção ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. A peregrinação foi facilitada pela ausência da chuva que marcou os dois primeiros dias de romarias. Apenas um nevoeiro característico desta época do ano se apresentou em alguns momentos em determinados pontos do trajeto.
O terceiro dia da 143ª Romaria ao Santuário de Caravaggio, segundo números da Brigada Militar, teve a presença de 26,5 mil pessoas no local, neste sábado.
Pela manhã, na Estrada dos Romeiros, seguiam operando os pontos de apoio com banheiros químicos, distribuição de água e cadeiras para quem precisar fazer uma pausa na caminhada.
Um dos colaboradores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), de Caxias, diz que o movimento de romeiros hoje está maior nesta manhã do que no dia votivo à Nossa Senhora, a última quinta-feira (26).
— Está constante, está bom o movimento. Quinta-feira deu movimento até razoável, mas hoje (sábado) está tendo mais do que quinta. Sexta, porque o pessoal trabalha, deu fluxo menor, mas hoje (sábado) continua e com bom fluxo. Convido os romeiros, porque o Samae está com estrutura muito boa aqui, dando água e apoio, e são várias secretárias da prefeitura de Caxias apoiando a romaria... então, convido os romeiros para vir fazer a sua romaria e tomar uma água aqui nos cinco pontos de apoio do Samae — disse Jocelino de Moura que atua há 27 anos no Samae.
O ponto em que seu Jocelino está fica na localidade de Mato Perso, após um trecho de subida na Estrada do Romeiros. Com isso, ele conta que os peregrinos chegam cansados e podem tomar água em uma pequena pausa para seguir até o Santuário.
— Esperamos que o pessoal venha e prestigie a Romaria de Caravaggio que, por causa dessa pandemia, ficamos dois anos sem realizar. Mas agora vai dar tudo certo e vamos rezar para Nossa Senhora de Caravaggio que acabe com essa pandemia e continue todo ano com essa romaria bonita — ponderou.
No trajeto feito pelos romeiros, desde a saída de Caxias, na RS-453, há policiamento da Guarda Municipal e Comando Rodoviário da Brigada Militar e o espaço para caminhada está demarcado com cones.
A programação de missas no Santuário começou às 6h e seguiu de hora em hora até as 9h. Depois ocorreram celebrações às 10h30min, 12h, e, à tarde às 13h, 15h, 16h e 17h.
Junto à esplanada, pouco antes das 8h, estava a professora Andressa Kaspary, 28 anos, que fez a pé parte da distância de 28 km de Vale Real ao Santuário.
— É uma tradição anual e a gente vem para agradecer por tudo. Ficamos esses dois anos sem vir (por causa da pandemia) e agora retomamos com saúde. Então, enquanto a gente puder vir, vamos tentar vir — declarou a devota.
Segundo a Brigada Militar de Farroupilha, a previsão é de que este sábado tenha maior fluxo de pessoas do que de veículos no Santuário. Por isso, foram retirados todos os carros que estavam estacionados na Avenida Dom José Barea.
— Não desarticulamos em nenhum dia. Estamos colocando força total todos os dias porque o público é imprevisível. Já fizemos toda a limpeza da área de toda a Avenida Dom José Barea, colocamos fita de isolamento para evitar estacionamento, mas sabemos que hoje (sábado) terá mais pessoas a pé do que veículos. Amanhã (domingo) sim, esperamos mais veículos — destaca o tenente-coronel do 36º BPM, Luiz Fernando Becker.