A semente da araucária, mais conhecida como pinhão, é um alimento típico da culinária da região Sul do Brasil. Seu período de colheita é a atual estação, o outono, e, justamente por isso, ele será o tema do bate-papo da Feira Ecológica de Caxias do Sul deste sábado para celebrar os 24 anos de existência da feira. O evento ocorre das 9h às 10h na Praça das Feiras, próximo à Estação Férrea, no bairro São Pelegrino.
No local, os feirantes estarão compartilhando suas experiências com o cultivo e o extrativismo do pinhão em suas propriedades ecológicas. Serão relatas as formas de manejo e colheita em áreas de mata nativa e, além disso, os participantes terão a oportunidade de degustar pinhões preparados e ofertados pelos agricultores.
É importante destacar que, durante o aniversário da Feira Ecológica, os clientes também serão brindados com o sorteio de quatro cestas de alimentos orgânicos. Aqueles que estiverem na feira até as 11h do sábado poderão se inscrever no sorteio.
História
A Feira Ecológica de Caxias do Sul começou a atender no ano de 1998. Até 2016, ocorria no Largo da Estação Férrea, no bairro São Pelegrino. Atualmente, é realizada aos sábados, na Praça das Feiras, também no bairro São Pelegrino, com a participação de 25 bancas. Também mantém um ponto de venda de orgânicos nas quartas-feiras, no bairro Exposição, que é organizado pela banca de agricultores do município de Bom Princípio.
Os agricultores ecológicos que integram a feira são dos municípios de Antônio Prado, Bom Princípio, Caxias do Sul, Feliz, Flores da Cunha, Ipê, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Montenegro e Torres. Os alimentos comercializados são cultivados sem insumos químicos e certificados pela Rede Ecovida de Certificação Participativa, cadastrada junto ao Ministério da Agricultura.
Onde encontrar a feira ecológica?
- Quarta-feira: ponto de venda de orgânicos na Rua Santos Dumont, esquina com a Rua Vereador Mário Pezzi, Bairro Exposição, atende das 11h30min às 16h.
- Sábado: com 25 bancas, na Praça das Feiras (próximo à Estação Férrea), Bairro São Pelegrino, atende das 6h30min às 11h30min.