A partir de quinta-feira (12), pacientes da Serra em tratamento oncológico poderão contar com uma nova casa de apoio na região. O espaço é da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) e está localizado em Bento Gonçalves. O atendimento de acolhimento provisório será voltado a moradores de cerca de 20 municípios vizinhos que buscam tratamento no Hospital Tacchini.
O serviço funcionará gratuitamente de segunda a sexta-feira, com hospedagem, higienização e quatro refeições diárias, tanto para os pacientes, como para os acompanhantes. Além de ter um local seguro e confortável para passar o tempo no intervalo do tratamento, os pacientes e familiares poderão participar de oficinas, palestras e ter o acompanhamento no âmbito da assistência social e da psicologia. Ao todo, são 16 acomodações disponíveis.
A casa de apoio em Bento Gonçalves é a segunda neste formato na Serra — embora, no município, a Aapecan já tenha uma unidade, com outras atividades, há 16 anos. O serviço de acolhimento, com hospedagem, também ocorre em Caxias do Sul, Porto Alegre, Ijuí, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana.
— O foco é, principalmente, contribuir para a qualidade de vida. Porque essas pessoas vêm de municípios diversos, chegam aqui, muitas vezes, seis horas da manhã, saem às quatro da tarde, depois de uma quimioterapia, radioterapia... Então, é muito cansativo — aponta a assistente social da Aapecan de Bento Gonçalves, Raiama Balestra.
Segundo ela, o acolhimento é direcionado para famílias que têm renda de até três salários mínimos. Contudo, cada caso que chega à associação é analisado particularmente, porque, muitas vezes, o tratamento acaba comprometendo praticamente toda a renda familiar. O período que cada paciente e acompanhante passam na casa também varia:
— Tem pessoas que vão passar uma semana, outras 15 dias. E ainda há casos mais longos. Tudo depende do tratamento que eles irão receber — comenta a assistente social.
A casa de apoio da Aapecan está localizada na Rua Avaí, nº 89, bairro Maria Goretti. O telefone para contato é o (54) 3055-9400.