A adolescente de 17 anos (o nome está sendo preservado, a pedido da família) que teve ferimentos graves no pé direito após ser atingida por um poste que caiu na Rua Jacob Luchesi, no bairro Santa Catarina, durante o temporal em Caxias do Sul na quinta-feira (28) passou por procedimento cirúrgico e se recupera no Hospital da Unimed. Estudante da Escola Estadual Maria Aracy Trindade Rojas, em Caxias do Sul, ela voltava para casa, no bairro Nossa Senhora da Saúde, por volta do meio-dia, quando sofreu o acidente.
Chovia e ventava forte quando a estrutura de madeira, com um transformador, atingiu a adolescente. Ela estava acompanhada pelo namorado, que não se feriu, mas ficou em estado de choque com o acidente.
A mãe da adolescente, de 38 anos, conta que normalmente leva a filha para a escola e ela retorna a pé, mas como chovia forte no final da manhã, mandou uma mensagem avisando que ia buscá-la na escola.
— Quando eu entrei na Jacob Luchesi, que é o caminho que ela faz, eu vi o trânsito parado. De longe eu vi a mochila dela. Eu larguei o carro, sai correndo e quando vi era milha filha embaixo do poste. Ela estava toda molhada, cheia de óleo e com o pé pendurado.
A mãe disse que não conseguia acreditar que aquilo estava acontecendo:
— Eu cheguei quando ela estava sendo socorrida. Tinha muita gente ajudando minha filha. Chovia muito e foi um choque muito grande. O pé dela foi praticamente amputado no local. A equipe (do hospital onde a adolescente realizou o procedimento) foi muito atenciosa, o atendimento foi rápido. Recolocaram no lugar com hastes. Agora lavaram e fecharam e tem que esperar para ver se terá infecção. Peço que orem e mandem energias positivas para minha filha —desabafa a mãe.
A adolescente foi atendida por uma ambulância de serviço particular que passava pelo local. O trânsito na Rua Jacob Luchesi ficou em meia pista no momento do atendimento. A Rio Grande Energia (RGE) se manisfestou por nota:
"A RGE informa que o poste em questão não pertence à rede da empresa. Uma equipe da RGE esteve no local e desligou a energia da circuito do cliente responsável pelo poste."