Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a terça-feira (26) chegaram à Serra no começo da tarde dessa quinta-feira (28). Segundo a Climatempo, a chuva forte, acompanhada de trovoadas e ventania, se dá pela passagem de uma frente fria e já atingiu fortemente outras regiões do estado como Noroeste, Sul e a Região Metropolitana.
De acordo com a meteorologista da Climatempo, Carine Gama, esta frente não está perdendo força à medida que avança pelo RS e, por isso, coloca todas as regiões do Estado em alerta. Na Serra, as rajadas de vento variarão de 55 a 70 km/h.
— (A frente) está forte no Sul do RS e ainda chega com força em Caxias do Sul hoje (quinta) entre a tarde e a noite — informa Carine.
Queda de árvore causa bloqueio na BR-116 em São Marcos e casa destelhada em Gramado
O fato ocorreu por volta das 12h30min desta quinta-feira, no km 134, durante a chuva forte com rajadas de vento que atingiu a região. Segundo a PRF, no momento, passava um caminhão que acabou sendo atingido pela árvore. O motorista não se feriu. O trânsito foi normalizado no meio da tarde, com a ajuda de policiais, bombeiros e populares.
A PRF informou também sobre árvores caídas entre Galópolis e Vila Cristina, no km 168,8, ficando com trânsito em meia pista até a retirada. Ainda não há previsão de liberação total. Além desta ocorrência, outra foi registrada no km 55 da BR-116, em Vacaria, próximo ao acesso à RS-122, onde o trânsito está pelo acostamento.
Já na BR-470, em Vila Azul, Veranópolis, houve a queda de duas árvores, estas já retiradas pelos bombeiros. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do RS, mais de 10 cortes de árvores foram registrados em Farroupilha, Veranópolis, Flores da Cunha, Canela, Bento Gonçalves e Caxias do Sul
Também em Bento, conforme os bombeiros, o pedaço de uma marquise voou com o vento, rompendo cabos de alta tensão na avenida Planalto. O local foi isolado, com risco de choque elétrico, até a chegada da equipe da RGE. A situação já está normalizada.
No bairro Floresta, em Gramado, uma casa ficou destelhada com o vento. A defesa civil municipal esteve no local, onde moram cinco pessoas, para atendimento. Lonas foram colocadas no telhado da residência. Ninguém ficou ferido.