Em mais um feriado, o lixo ficou empilhado em contêineres de Caxias do Sul. Os servidores da Codeca recebem a devida folga e a empresa busca conscientizar a população para antecipar ou postergar o descarte, mas o problema se repete e suja a cidade. Na madrugada desta sexta-feira (22), pós feriado de Tiradentes, os catadores da Codeca fizeram fotos das lixeiras e contêineres. Mais do que mostrar o volume descartado em um dia sem coleta, as imagens evidenciam descartes irregulares, como móveis e eletrônicos, e o vandalismo de sacolas abertas e o lixo espalhado pela via pública.
Os trabalhadores da Codeca tiveram folga no feriado de Tiradentes. Após a meia-noite, equipes fizeram uma primeira limpeza dos contêineres até as 5h. Foi quando foram feitos os registros das irregularidades. Pedaços de móveis, eletrodomésticos e até um sofá foram encontrados. O descarte destes resíduos é irregular e prejudica o trabalho dos caminhões, que não são preparados para o volume destes objetos.
Quem precisa descartar estes itens pode agendar a retirada gratuita pelo Alô Codeca, no telefone 3224-8000, ou levar até o Ecoponto, na sede da companhia na RS-453 (Rota do Sol). O EcoPonto foi idealizado para receber objetos com possibilidade de recuperação, como sofás, armários, colchões e eletroeletrônicos. Após a melhoria, essas doações são repassadas a famílias cadastradas.
Nesta sexta-feira e sábado (23), a coleta de lixo acontece regularmente. A Codeca também programou um plantão no domingo, dia que não costuma ter recolhimento, para amenizar os efeitos do feriadão na área dos contêineres.