Depois de diversas ocorrências de furtos em cemitérios de Bento Gonçalves, a prefeitura da cidade reforçou a segurança dos locais com vigilantes atuando no turno da noite. O objetivo da ação é garantir a segurança e zelar pelos bens públicos. Até o momento, dos três locais, os do bairro São Roque e Central já contam com o trabalho dos profissionais. Já para o da Zona Sul, no bairro Santo Antão, não está prevista a medida pois não foram registrados atos criminosos no local.
Nos próximos meses, câmeras de videomonitoramento também devem ser instaladas. A prefeitura diz que está fazendo um estudo para determinar quantas câmeras serão dispostas nos três cemitérios públicos da cidade e o orçamento. Segundo o Diretor da Coordenadoria de Tecnologia de Comunicação e Informação (CTEC), Matheus Barbosa, essa etapa faz parte do processo de licitação que já foi iniciado.
— O município tem feito um forte investimento para instalar câmeras em suas próprias estruturas. Estamos licitando os itens finais para começar as instalações que devem ocorrer de forma gradativa nos próximos meses — disse.
Mensalmente, serão destinados R$ 2.938,73 para cada um dos seguranças deslocados para os locais. Além disso, nas últimas semanas, equipes estiveram realizando ações de limpeza de pisos, paredes, túmulos, além da manutenção dos espaços físicos dos cemitérios.
Além da segurança, o setor dos cemitérios, coordenado pela equipe da Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU), inovou também com a digitalização em tempo real de todos os processos e informações. A partir disso, o acesso ao sistema fica disponível em qualquer local, visto que são lançados no sistema IPM da prefeitura.
— Com os processos sendo lançados no sistema IPM, temos um controle atualizado das vagas disponíveis nos cemitérios, das retiradas dos restos mortais, que em seus traslados são encaminhados para cremação ou então indo para o ossário. É importante destacar que quando houver a necessidade de disponibilização de gavetas nós temos a informação em tempo real — disse o Secretário de Mobilidade Urbana, Henrique Nuncio.