A tradição de colher macela antes do amanhecer foi, mais uma vez, renovada por fiéis em cidades da Serra no feriado desta sexta-feira (15) que, para a Igreja Católica, marca a passagem bíblica da crucificação de Jesus Cristo. Em grupos ou sozinhos, fiéis levantaram cedo para a realização do ritual, uma vez que é considerada abençoada a erva colhida com o orvalho da madrugada.
Por volta das 6h40min, quando o dia amanhecia, a dona de casa Maria de Lourdes Rabello, 51 anos, já tinha realizado a colheita e voltava pra casa, a pé, pelo acostamento da Rota do Sol (RS-453), na localidade de Vila Seca, em Caxias do Sul, onde reside.
— Vim colher sozinha, estava desde às 5h colhendo e faço isso todos os anos, no dia em que Jesus Cristo morreu para nos salvar dos nossos pecados. Me sinto muito bem fazendo isso — afirmou a fiel, que enfrentou agasalhada o frio de 8ºC registrado no amanhecer.
Em Nova Petrópolis, a Caminhada da Colheita da Macela integrou a programação oficial do município, Magia da Páscoa 2022, organizada pela Associação Tchon Ji. Cerca de 30 pessoas participaram da atividade que teve início ainda na madrugada.