Copos plásticos, latas de cerveja ou de refrigerante, embalagem de alimentos e outros resíduos recicláveis descartados durante os shows nacionais tem uma destinação específica na 33ª Festa da Uva, realizada em Caxias do Sul. Em uma parceria viabilizada pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), a Cooperativa Paz e Bem ficou responsável pela coleta e destinação desses materiais. Além do trabalho dos cooperados em dias de shows, a cooperativa também disponibiliza, na entrada da arena, uma ecotenda, feita de material reciclado, onde os resíduos são centralizados antes de serem levados para a sede da cooperativa, no bairro Belo Horizonte.
Segundo o presidente da cooperativa, Tiago Pavelski, somente na apresentação da dupla Jorge & Mateus - primeiro grande show desta edição da Festa, em 19 de fevereiro - uma tonelada de resíduos recicláveis foi recolhida pela equipe. A expectativa é de que até final da programação, sejam coletadas quatro toneladas. O montante, destinado a empresas recicladoras da região, segundo Pavelski, deverá ser revertido em aproximadamente R$ 6 mil, valor que será destinado ao pagamento de um mês de aluguel do pavilhão que funciona como sede da cooperativa.
— Para nós também é uma oportunidade de mostrar o trabalho que a cooperativa vem desempenhando ao longo dos anos, para melhor aproveitamento do material reciclado, fomentando emprego e renda para as pessoas que precisam e também preservando o meio ambiente — afirmou Pavelski.
A cooperativa, que até seis meses atrás funcionava como Associação dos Recicladores Belo Horizonte, atua há 10 anos na cidade e segue desempenhando a mesma atividade. Segundo o presidente, esta é a primeira participação em um evento. Atualmente, 72 cooperados atuam na reciclagem que, até o final do mês, pretende ampliar a equipe para 90 pessoas. A Cooperativa Paz e Bem recebe 30% do total de material reciclável da cidade e separa uma média de 30 toneladas por dia.
Os demais resíduos da Festa da Uva são coletados normalmente pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), que destina os materiais recicláveis a 12 associações conveniadas. Desde o início da Festa, foram gerados nos Pavilhões 50.532 kg de resíduos, sendo 21.402 kg de seletivo e 29.130 kg de orgânico.