Um caminhão colidiu contra uma cabine da praça de pedágio do km 52,9 da RS-235, em São Francisco de Paula. O acidente aconteceu por volta da 1h40min dessa quarta-feira (2) e destruiu completamente a estrutura. A cabine estava vazia e ninguém ficou ferido.
O pedágio pertence à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Segundo a companhia, a praça, situada entre São Francisco de Paula e Canela, tem quatro cabines de cobrança, duas para cada sentido.
Conforme o Rogério Adams Fandhrs, supervisor da empresa STE, que opera o serviço de arrecadação no pedágio, o caminhão seguia de Porto Alegre em direção a Canela e transportava papelão. A cabine danificada não costuma ter funcionários porque na maior parte do tempo opera com sistema de cobrança automática.
— O caminhão tinha um excesso lateral e o acidente ocorreu já na saída do pedágio, após o motorista efetuar o pagamento na cabine ao lado. O condutor estava bem, não apresentava sinais de embriaguez ou de saúde. Acontece, às vezes, de caminhões encostarem nas cabines, mas derrubar é raro, deu um susto no pessoal — revela.
Com a destruição da cabine, a mais próxima do acostamento no sentido São Francisco de Paula-Canela, foi preciso desativar também o sistema de cobrança automática devido a danos em equipamentos. Por conta disso, apenas uma pista de cobrança está em operação nesse sentido. Por volta das 10h15min, o movimento no pedágio era tranquilo, com média de um veículo por minuto.
Funcionários da STE já removeram a estrutura para conserto. A expectativa é de que a cabine seja reativada em uma semana. Enquanto isso, se houver períodos de grande movimento, o pedágio fará operações papa-fila, quando funcionários realizam cobrança fora das cabines para agilizar o atendimento.