As primeiras horas da manhã desta quarta-feira (30) foram marcadas por chuva e vento fortes na Serra, que chegaram a causar quedas de árvores em Caxias do Sul e outras cidades da região. Somente em Bento Gonçalves, entre 6h e 7h, os bombeiros atenderam a quatro ocorrências deste tipo. Segundo a corporação, metade dos chamados foram no bairro Conceição, e outros dois em pontos às margens da BR-470. Todas as vias foram liberadas e ninguém se feriu.
Em Caxias, pelo menos duas situações foram atendidas pela corporação até as 8h: uma queda de árvore na Rua Duque de Caxias, bairro Pio X, que chegou a atingir a rede elétrica, sendo acionada a equipe da RGE; e outra queda de árvore na Rua Plácido de Castro, bairro Exposição. Ambas ocorrências já foram finalizadas e o trânsito não está prejudicado nos locais.
Outras cidades também registraram chuva forte, porém sem demanda de atendimento prestado pelos bombeiros. Em Carlos Barbosa, a precipitação começou por volta das 6h e durou cerca de meia hora; em São Marcos, também houve chuva forte, a partir das 7h15min. Também houve registro de precipitação, neste início de manhã, em cidades como Flores da Cunha, Farroupilha, Garibaldi, Canela e Gramado.
A chuva é parte de uma frente fria que avançou pelo Estado nessa terça-feira, trazendo primeiro calor, depois temporais e, nesta quinta, queda de temperatura na Serra. A mínima pode chegar a 2ºC em São José dos Ausentes, sendo local mais frio do Rio Grande do Sul, segundo dados da Climatempo.