Neste sábado (12), o Banco de Alimentos de Caxias do Sul realiza a tradicional ação de arrecadação de gêneros alimentícios em mercados da cidade. A iniciativa, que ocorre geralmente no segundo sábado de cada mês em cerca de 40 mercados, foi retomada no formato tradicional na metade do ano passado após ser interrompida em razão da pandemia.
Agora, busca retomar o espaço e contar com o apoio da comunidade para manter as doações necessárias para combater a fome das famílias caxienses. Os itens mais necessários no momento são feijão, leite e biscoitos. O Banco de Alimentos é um programa ligado à Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA). Segundo o titular da pasta, Rudimar Menegotto, os efeitos da pandemia ainda são sentidos nas famílias.
— Precisamos de mais ajuda. O Banco de Alimentos vem tendo um papel imprescindível desde o início da pandemia. Muitas famílias tiveram a situação agravada com a crise. Por meio de ações, como as campanhas do Banco de Alimentos, Sábado Solidário, Restaurante Popular e as Hortas Comunitárias, entre outras, tem sido possível amenizar o sofrimento das pessoas — afirma.
O Banco de Alimentos procura também por voluntários para atuar nos mercados. Segundo a secretaria, qualquer pessoa pode participar. Nos últimos meses, foram intensificados os cuidados, priorizando atuar em locais amplos e ventilados, com uso de máscara e álcool gel.
Quem quiser ajudar, pode entrar em contato pelo fone/WhatsApp (54) 98429-6291.