O aeroporto Enore Angelo Mezari, em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, irá ganhar um sistema de balizamento noturno, como são chamadas as luzes sinalizadoras da pista. Parte do material necessário para a implantação do novo recurso já foi adquirida pelo município e uma nova licitação está em andamento para comprar o restante das lâmpadas e cabos. Além da iluminação que orienta pilotos nos pousos e decolagens à noite, também serão instalados equipamentos de auxílio à navegação, como radiocomunicador, farol de aeródromo e biruta iluminada.
Atualmente, o aeroporto não conta com nenhum recurso para auxiliar pilotos à noite, o que impede as operações nesse período. Os três voos semanais ligando a cidade a Porto Alegre são realizados durante o dia.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Tecnologia, Trabalho e Turismo de Vacaria, Gabriel Prado, o balizamento noturno era um pedido da empresa Azul Conecta, que opera os voos no terminal, e também de outros setores do mercado, como empresas de táxi aéreo. O objetivo com o investimento é buscar novas operações, para pista de 2.020 metros de extensão.
— Hoje nossa pista é uma das melhores do interior do Estado e também podemos receber carga. Queremos pleitear mais voos até porque Caxias tem problemas em dias de neblina — observa Prado.
A expectativa é de que as obras de implantação do sistema comecem ainda em abril. Para os próximos meses, também está nos planos a implantação de outro equipamento, dessa vez de auxílio específico para pousos. Trata-se do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (Papi, na sigla em inglês). O aparelho conta com luzes que indicam ao piloto se a aeronave está posicionada corretamente na rampa de descida. O equipamento será adquirido por um grupo de empresários e doado ao município.
O aeroporto foi idealizado em 1997 para atender principalmente ao movimento de cargas, mas, depois de pronto, a demanda prevista não se confirmou. A obra custou R$ 20 milhões e a pista foi homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 2012. O terminal de passageiros foi construído entre 2017 e 2019 e o primeiro voo da Azul Conecta foi realizado em agosto do ano passado.