A chuva acompanhada de fortes rajadas de vento que atingiram cidades da Serra na tarde de domingo (13) provocaram transtornos aos moradores de São Marcos. De acordo com os bombeiros houve registro de destalhamentos e quedas de árvores no distrito de Pedras Brancas e na Linha Tiradentes, no interior do município. Ninguém se feriu.
Na comunidade de Linha Tiradentes choveu cerca de 40 milímetros, e quando estava parando a chuva, o vento destelhou parte do telhado de um galpão e derrubou árvores na propriedade da família Moresco:
— Choveu e estava calmo, quando tava terminando a chuva, começou um vento forte da direção de Campestre da Serra para Caxias do Sul. Destelhou o galpão e derrubou árvores. Cerca de dez famílias da comunidade foram atingidas pelo temporal. Caíram postes de luz, e a energia elétrica foi restabelecida durante a madrugada dessa segunda — conta Andrei Moresco, 31 anos.
Ele ressalta que tudo aconteceu muito rápido:
— Foram golpes fortes e durou no 30 segundos, um minuto no máximo. Fazia tempo que não acontecia isso, com vento tão forte. É rápido e ficamos sem reação porque não tem o que fazer — conta o morador.
No distrito de Pedra Brancas, os bombeiros foram acionados para remover uma árvore que havia caído sobre uma residência. Demais moradores também tiveram transtornos:
— O vento foi muito forte e em menos de dois minutos arrancou árvores com a raiz e quebrou ao meio muitas árvores bem grossas. Destelhou a varanda de casa e um galpão. A sensação que tivemos é que ia arrebentar as janelas — relata a agricultora Kelen Esteves Amorim, 32.
A Defesa Civil não havia sido acionada, mas estava em contato com bombeiros e com as famílias para verificar se precisam de ajuda. A equipe também iria vistoriar o interior para verificar se há mais danos nas comunidades.