Enquanto Caxias do Sul finaliza os preparativos para a Festa da Uva, que tem início na próxima sexta-feira (18), o distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha, abriu oficialmente neste sábado (12) a 14ª Festa Colonial da Uva (Fecouva) e a 4ª Festa do Moranguinho. As duas programações que celebram a colheita vão ocorrer, portanto, de forma simultânea no próximo fim de semana, já que a festa de Otávio Rocha termina no dia 20.
A coincidência de datas é resultado de mudanças no calendário da Festa da Uva nos últimos anos e da pandemia, que afetou todos os eventos da Serra. Mas se em outros momentos a opção era por períodos diferentes, agora a simultaneidade das comemorações é vista como uma oportunidade de trabalhar o turismo de forma regional, segundo o prefeito de Flores da Cunha, César Ulian (Progressistas). Isso porque uma festa deve servir de atrativo para outra.
— Cada vez mais se pensa em turismo regional. Temos que parar de competir um com outro e somar um com o outro. O turista que vem para a Festa da Uva vem também para a Fecouva e quem vem para a Fecouva vai para a Festa da Uva. Temos um potencial muito grande para a região e com certeza somamos. Por mais que tenhamos um fim de semana simultâneo, não vejo como problema por atrapalhar a festa do outro, muito pelo contrário, vejo que isso agrega e soma como diferencial para as duas festas — afirmou o Ulian em entrevista ao programa Gaúcha Hoje, da Gaúcha Serra.
Essa coincidência, inclusive já está programada para se repetir, uma vez que a Fecouva é realizada a cada quatro anos e passará a coincidir com o calendário da Festa da Uva. A Fenavindima, outro importante evento de Flores da Cunha, também é quadrienal e passará a ocorrer nos anos do evento de Caxias do Sul.
A última edição da Fecouva ocorreu em 2017 e edição deste ano estava prevista para ocorrer incialmente em 2021, por conta da pandemia. Já a Festa da Uva, inicialmente prevista para 2018 foi realizada no ano seguinte por decisão da administração municipal. Já a edição do ano passado também foi adiada para este ano devido às restrições sanitárias.
A abertura da Festa da Uva ocorre na próxima sexta-feira (18) com a presença do vice-presidente Hamilton Mourão. Já a Fecouva tem neste sábado apresentações de corais, shows, torneio de Quatrilho e olimpíadas coloniais, entre outras atividades. No domingo o destaque é o desfile de carros alegóricos com o tema 'Traços e Cores, um brinde de Sabores', com distribuição de uvas e morangos, na Avenida Uva Itália, às 15h. A programação é gratuita e pode ser conferida em www.fecouva.com.br.