Começa nesta sexta-feira (11) a retomada das festas que celebram a uva e o morango no distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha. A 14ª Festa Colonial da Uva (Fecouva) e 4ª Festa do Moranguinho da localidade seguem até o dia 20 de fevereiro, no Parque de Exposições, mesmo local onde ocorreu em 2017. O evento, que ocorria a cada quatro anos, foi cancelado em 2021 por conta da pandemia e, neste ano, volta a ser realizado, em ambiente mais amplo e ventilado, para uma programação presencial segura e confortável aos visitantes.
— A festa volta com uma estrutura um pouco maior. Antes era apenas um ambiente fechado, agora são três, sendo dois deles praticamente a céu aberto — relata o presidente do evento, Michael Molon, que também esteve à frente da organização anterior.
— Por conta das incertezas que vivemos, esta está sendo dez vezes mais desafiadora, mas reunimos a comissão para pensar na melhor forma de retomar e fazer a festa acontecer. Sabemos que o momento é delicado, mas as pessoas estão querendo viver uma vida normal. Claro que não é ainda, mas percebemos que a comunidade está muito feliz com a retomada da festa — comenta Molon.
— Foi bem impactante ficar sem a festa. Temos o roteiro Otávio Rocha Vila Colonial e dependemos bastante do turismo, e a festa traz visibilidade pra isso. Esses últimos dois anos foram muito difíceis, esperamos que as coisas melhorem agora — completa o presidente.
Segundo ele, mesmo com o espaço mais amplo, a expectativa da organização é de que a quantidade de visitantes — entre a visitação ao parque e os dois desfiles que ocorrem nos dias 13 e 20, na área central da cidade — gire em torno de 20 mil pessoas, a mesma registrada em 2017.
A programação da Fecouva inclui shows, almoços típicos, exposições de uva e morango, desfiles e venda de produtos coloniais. A agenda completa pode ser conferida no site fecouva.com.br.
Municípios da Serra retomam eventos
Em nome da preservação da saúde, as medidas restritivas de convivência, levaram outras festas tradicionais da região ao cancelamento nos últimos meses. Com a flexibilização das normas vigentes e relativa trégua da pandemia, tradicionais festas que ocorrem em municípios da região, assim como a Festa da Uva, voltam a compor o calendário regional.
Confira eventos que também estão em retomada:
:: Bento Gonçalves
17ª Fenavinho está com programação prevista a partir de 18 de fevereiro, incluindo vinho encanado na Via del Vino, desfile cultural em maio, e atrações no Parque de Eventos de Eventos entre os dias 9 e 19 de junho de 2022.
:: Farroupilha
24ª Fenakiwi e 2ª Expo Farroupilha, que ocorreriam juntos em julho de 2021, foram adiados em função da pandemia, sendo previstos agora para 7 a 24 de julho de 2022.
:: Garibaldi
17ª Festa do Espumante Brasileiro (Fenachamp), de 6 e 30 de outubro de 2022. Evento ocorre a cada dois anos no município e não tinha sido realizado em 2021 por conta da pandemia.
:: Gramado
31ª Festa da Colônia, de 28 de abril a 15 de maio de 2022. Cancelado em 2020 e realizado no segundo semestre em 2021, evento volta a ocorrer no período que tradicionalmente ocupava no calendário.
:: Nova Roma do Sul
15ª La Prima Vendemmia era prevista para janeiro e fevereiro de 2022 mas foi adiada em função da pandemia. Uma edição especial do filó, que ocorria durante a programação, vai ser realizada no dia 9 de julho.
:: Veranópolis
XI Femaçã, retomada prevista para abril de 2023.