O reparo do mirante com letreiro de Caxias do Sul, no acesso sul da cidade, começou na manhã dessa quinta-feira (3). O monumento em homenagem à padroeira do município, Santa Teresa fica na rótula da Avenida São Leopoldo com a BR-116, local conhecido como Praça João José Batista Grossi.
A reforma estava sendo cobrada pela comunidade desde dezembro do ano passado, quando parte da estrutura desmoronou por causa de uma infiltração. O contrato de restauro e manutenção foi assinado na quarta-feira (2).
O muro é construído com pedras retalho encaixadas e a infiltração fez com que as pedras cedessem. Os trabalhos incluem demolição da parte avariada e reconstrução com o mesmo tipo de pedras. Serão investidos cerca de R$ 20 mil para recuperar o espaço. Também serão realizados ajustes em outros dois pontos, um mais ao centro e outro no lado esquerdo do mirante, no acesso à Rua Ademar Pinheiro Machado.
Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos (Smosp) de Caxias do Sul, Norberto Soletti, o período de férias das empresas capacitadas para realizar o reparo tornou o processo de encaminhamento da obra mais lento. O trabalho deve estar concluído antes do inicio da Festa da Uva, no dia 18 de fevereiro.
— Acreditamos que a obra esteja concluída em cerca de 10 a 15 dias. Estamos trabalhando com esse prazo, pois estamos considerando que a ocorrência de chuvas pode influenciar no tempo da obra — explica o secretário.
Outra ação a ser realizada tem o objetivo de fortalecer a rigidez da estrutura. A empresa Édio Picolotto foi contratada pelo valor de R$ 21 mil e vai fortalecer a crista do monumento por meio de ancoragem na laje de concreto. Para isso, serão usados vergalhões de aço, num processo de amarras e circundando a estrutura pelo alto.
Padroeira de Caxias do Sul
A inauguração do monumento ocorreu em 4 de junho de 2011. A estrutura foi erguida para homenagear publicamente Santa Teresa de Ávila, escolhida pelos colonos italianos, no século XIX, como padroeira do que viria ser, a atual Caxias do Sul, e valorizar um símbolo da fé e das origens, no centenário da emancipação do município.
A estátua tem 3,3 metros de altura e foi confeccionada pelo artista plástico Gilmar Pocai com base em uma fotografia que está na entrada da Basílica do Vaticano, em Roma. No trabalho, foram usados concreto, impermeabilizante e verniz. Na mão esquerda, Teresa traz um livro com a inscrição "Só Deus Basta". Na direita, ela segura uma pena usada para escrever.