Caxias do Sul não teve uma grande obra para a Festa da Uva, que inicia na próxima sexta-feira (18), mas a Prefeitura concentrou uma força-tarefa envolvendo várias secretarias para conseguir deixar o entorno e o Parque da Festa da Uva prontos para o grande evento do município, que estima 800 mil turistas. A grande intervenção, na verdade, veio da necessidade de restaurar o monumento à Santa Tereza, na rótula da Avenida São Leopoldo com a BR-116. Essa obra deve custar R$ 20 mil e ficar pronta antes da abertura oficial da Festa.
A estratégia do Governo Adiló foi concentrar as ações do programa Luz, Cor e Flor para o centro da cidade e o entorno dos Pavilhões. Além da limpeza dos locais, foram feitas podas de árvores, ajardinamento e plantio de flores na parte interna do parque. A praça, que fica ao lado do estacionamento, também passou por reparos. Houve restauração asfáltica na Ludovico Cavinato e também a abertura de uma terceira faixa na Perimetral Norte antes da rótula de acesso ao parque, com o término da obra previsto para terça-feira (15). As ações iniciaram ainda em novembro de 2021, para dar tempo de realizar todo o processo.
Além disso, houve concentração da força-tarefa das secretarias nos grandes parques do município, visando deixar os locais prontos para receber turistas.
Os acessos a Caxias do Sul também devem ter reparos concluídos até o final de fevereiro. O Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) trabalha na recuperação do asfalto entre os quilômetros 60 e 65 da ERS-122, trecho entre Farroupilha e Caxias. O Daer já trabalha no trecho da RSC-453, do viaduto torto até a entrada do município, na recuperação da rodovia.