A vacinação infantil contra a covid-19 avança lentamente na Serra. Em termos gerais, apenas 24% de todos os pequenos gaúchos já receberam a primeira dose dos imunizantes e apenas uma cidade na Serra ultrapassou a marca de 50% vacinados. Considerando o baixo índice de vacinação e a volta às aulas de forma presencial, no sábado (19), diversos municípios promovem o denominado "Dia D" da vacinação para a criançada.
Em Bento Gonçalves, o Dia D ocorre das 8h às 14h, na Unidade Central e no Centro de Referência Materno Infantil. A imunização vai contemplar as crianças de cinco a 11 anos. Além desta ação, durante esta semana, serão aplicadas a primeira dose para pessoas a partir dos 12 anos e a segunda dose de CoronaVac para quem fez a primeira dose até 25 de janeiro; de Pfizer ou AstraZeneca para quem fez a primeira dose até 20 de dezembro. Já a quarta dose é ofertada para pessoas vacinadas há mais de três meses com a dose de reforço e pessoas imunossuprimidas. A dose de reforço está disponível para as pessoas com mais de 18 anos que realizaram a segunda dose (Pfizer, CoronaVac ou AstraZeneca) no intervalo de quatro meses.
As doses estão disponíveis nas UBS Zona Sul, UBS Central, ESF Zatt, ESF Eucaliptos, ESF Licorsul, ESF Aparecida e Conceição. O horário é das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min. Também há oferta da dose de reforço da Janssen para pessoas vacinadas com intervalo de dois meses da primeira dose nas Unidades Zona Sul, Central e Zatt. A vacinação das crianças é realizada nas Unidades Central, Centro de Referência Materno Infantil e Unidade Zona Sul (Botafogo) das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min, de segunda a sexta-feira.
Já em Gramado terá o "Dia C" da vacinação infantil contra o coronavírus. A ação ocorre no próximo sábado (19), na Unidade Básica de Saúde Carlos Altreiter Filho, na Várzea Grande, das 7h30min às 15h, com a aplicação da primeira dose em crianças entre cinco e 11 anos.
Além das crianças, terá oferta da vacina na Unidade Básica de Saúde Dr. Érico Albrecht, no bairro Floresta, no mesmo horário, para adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, e adultos maiores de 18 anos. Vão ser aplicadas a primeira e segunda dose e a dose reforço.
Durante a semana, para evitar a circulação do vírus no transporte coletivo de passageiros, profissionais da Saúde vão aplicar doses da vacina nos usuários da Estação Rodoviária de Gramado, no Centro. A vacinação ocorre até sexta-feira (18), das 17h às 19h. Outro ponto de grande circulação de moradores e visitantes, a Rua Coberta, no Centro, também terá um posto de vacinação contra a doença. Técnicos da Secretaria de Saúde estarão no local na sexta-feira (18), das 12h às 13h.
Segue também a vacinação diária na Unidade Básica de Saúde Carlos Altreiter Filho, na Várzea Grande, de segunda a quinta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 15h, e na Unidade Básica de Saúde Dr. Erico Albrecht, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 15h. Serão atendidos os adolescentes de 12 a 17 anos com primeira e segunda doses, além de adultos, maiores de 18 anos, com a segunda dose e dose de reforço. A vacinação de crianças entre cinco e 11 anos com a primeira dose segue diariamente na Unidade Básica de Saúde Dr. Erico Albrecht, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 15h. Já na Unidade Básica de Saúde Carlos Altreiter Filho, na Várzea Grande, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 15h.
Farroupilha adota até sexta-feira (18) um horário estendido para vacinação de todas as pessoas a partir de 12 anos, no Posto de Saúde Central. A vacinação será estendida até as 19h30min, e serão aplicadas primeiras doses, segundas doses, doses de reforço e doses adicionais, tanto para aplicações que estão em dia, como atrasadas.
A imunização de crianças entre cinco e 11 anos também pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros América, Cinquentenário, São José e Primeiro de Maio, no turno da manhã, das 7h30min às 11h. A vacinação precisa ser agendada por telefone e pais ou responsáveis precisam estar junto no ato.
A imunização segue aberta também para os demais públicos, em todas as UBSs do município, pela manhã, até as 11h30min, e à tarde, das 13h às 16h. São disponibilizadas primeiras doses para maiores de 12 anos, segundas doses de AstraZeneca e Pfizer (para quem se vacinou há 56 dias) e CoronaVac (para quem se vacinou há 28 dias) e dose de reforço (para quem tomou a segunda dose há mais de quatro meses). O reforço da Janssen é feito exclusivamente no Centro de Especialidades em Saúde (CES), no bairro Centenário, na Rua Ulderico C. Lodi, 255, mediante agendamento, por meio dos telefones (54) 3268-5332 ou 3261-1094.
Já neste sábado (19), serão aplicadas primeiras e segundas doses e reforço tanto para crianças a partir de cinco anos completos como para adultos. A vacinação ocorre das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, no Posto de Saúde Central, sem necessidade de agendamento.
Em Flores da Cunha, neste sábado ocorre o Dia C de vacinação contra a Covid-19 para crianças de cinco a 11 anos, das 8h às 11h30min, no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi. É preciso agendar a aplicação das doses pelo telefone (54) 3292.6828, das 8h às 11h30min e das 13h15min às 17h.
Além disso, a imunização segue sendo ofertada no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, das 8h às 11h30min e das 13h15min às 17h. O município oferta a dose de reforço para quem fez a segunda dose há quatro meses, a dose de reforço da Janssen, a primeira dose para adolescentes e a segunda dose.
Excepcionalmente nesta quinta, em Caxias do Sul, todos os pontos de vacinação iniciaram às 10h. A vacinação de crianças de cinco a 11 anos, com ou sem comorbidades, está sendo realizada nas UBSs Bela Vista, Belo Horizonte, Mariani, Pioneiro, Planalto, Rio Branco, São Leopoldo e Século XX, até as 15h, e nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê, das 16h30min às 20h.
A primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos, a segunda para quem se vacinou com AstraZeneca ou Pfizer até 23 de dezembro, a terceira para maiores de 18 anos que fizeram segunda aplicação em 17 de outubro, e a dose de reforço para pessoas imunossuprimidas que fizeram a segunda dose dia 20 de janeiro podem ser feitas nas UBSs Centro de Saúde, Cristo Redentor, Diamantino, Fátima Alta, Madureira, Rio Branco, Santa Lúcia Cohab e Serrano, até as 15h. No Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê, o atendimento é até as 20h. Já a UBS Forqueta imuniza mediante agendamento pelos telefones (54) 3901-1191 ou (54) 3901-2519.
A primeira dose para pessoas com mais de 18 anos está sendo aplicada nas UBSs Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada e Cinquentenário até as 20h, e na UBV Alvorada e na UBS Centro de Saúde, até as 15h. A segunda dose para quem se vacinou com CoronaVac até o dia 20 de janeiro e a dose de reforço da Janssen, para quem se vacinou há dois meses ou mais, são oferecidas nas UBSs Centro de Saúde, até as 15h, e na Cinquentenário, até as 20h. A quarta dose para pessoas imunossuprimidas (contempladas nesta lista), está disponível para quem fez a terceira dose até o dia 17 de outubro, na UBV Alvorada e na UBS Cristo Redentor até as 15h.
Em Vacaria, as vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município. A UBS Centro vacina sob agendamento durante a tarde entre os dias 14 a 18 de fevereiro. No mesmo período, o Centro de Especialidades vacina as crianças de cinco a 11 anos com agendamento prévio durante a tarde. Já o ginásio Dom Orlando Dotti oferta, no sábado (19), a vacinação para crianças de cinco a 11 anos, mediante agendamento, das 8h às 16h.
Canela oferece nas segundas, quartas e sextas-feiras, a vacinação para adultos e adolescentes nas Unidades Básicas de Saúde Leodoro de Azevedo, Santa Marta, Canelinha, São Luiz e na UBS Central das 8h às 11h e das 13h às 16h. A vacina da Janssen é aplicada exclusivamente na UBS Central.
Adultos e adolescentes podem se imunizar com a Pfizer nas segundas, quartas e sextas-feiras, com a CoronaVac nas quartas-feiras e com a Janssen nas segundas e quartas-feiras na UBS Central. Já nas terças e quintas-feiras são imunizadas as crianças de cinco a 11 anos.
Neste sábado (19), a Secretaria Estadual de Saúde considera como "Dia D", para reforçar a campanha de vacinação infantil contra a covid, portanto, neste dia, a Unidade Central vai estar aberta para a imunização deste público.