Março deverá ser marcado por temperaturas altas, mas dentro da média, com calor e chuvas esparsas, em pontos isolados na Serra. De acordo com a Climatempo, o mês começa com instabilidade devido ao avanço de uma frente fria, que provoca chuva em diversos municípios gaúchos. Essa instabilidade avança e deve chover durante a tarde dessa segunda-feira (28) em pontos isolados. A chuva pode vir acompanhada de raios, rajadas de vento e há chace de granizo.
— Há possibilidade da chuva se estender em pontos da Serra durante toda a noite, madrugada e manhã por influência da frente fria — explica a meteorologista da Climatempo, Daniela Freitas.
Ela ressalta que o mês será marcado pelo fenômeno La Niña, que reduz as chuvas no eixo centro-sul, e aumenta em direção ao norte do país.
— A tendência é que o resfriamento das águas do Pacifico Equatorial na faixa mais a leste comece a enfraquecer, mas a gente ainda sente bastante o efeito dela com essa chuva muito irregular acontecendo em boa parte da região. O RS deve fechar o mês de março com chuva abaixo da média. Deve ter algumas pancadas mais isoladas, divididas entre boas janelas de tempo firme. Já temos meses consecutivos com chuva abaixo da média por causa desse fenômeno. A chuva será insuficiente para a recuperação das lavouras, abaixo da média para grande parte do Estado, inclusive, na Serra. As temperaturas devem ficar altas, mas dentro da média do mês de março — destaca.
O tempo segue com temperaturas altas nesta terça-feira (1º). A previsão é de chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado na Serra. Em Caxias do Sul, a mínima prevista é de 20°C e, a máxima, de 26°C.