Em Caxias do Sul, quem cruzava a Praça Dante Alighieri ou resolveu dar uma descansada nos bancos no final da tarde desta quinta-feira (10) teve uma surpresa. O chafariz recebeu uma mistura de essência e coloração de uva para que o local entre no clima da Festa da Uva.
O cenário mostra que a festividade já está próxima de iniciar. Isso porque, além da coloração no chafariz, quem passa pelo lugar vê também as arquibancadas montadas em frente à Catedral Diocesana Santa Teresa d'Ávila.
A ação de coloração foi realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e quem aplicou a mistura na água foi o titular da Semma, João Osório Martins. Ele, que também é engenheiro químico, fez os testes para que a água tivesse a cor do vinho e da uva.
— Fizemos de uma maneira que ele (o chafariz) também colaborasse com o espírito de festa que viverá a nossa cidade a partir do dia 18 deste mês. A Festa da Uva somos todos nós, eu já, em outras oportunidades, também fiz a coloração e a gente viu que as pessoas estão bem entusiasmadas com a festa. Vai dar um colorido especial — afirma Martins.
Logo que a água cristalina deu lugar para a água roxa, Laura Cieselski, quatro anos, neta do aposentado Sidnei Cieselski, 57, aproveitou para brincar com a água colorida. Segundo ela, a água poderia ficar assim sempre, acrescentando que gostou muito do que viu, assim como seu avô.
— Tá lindo! Já é um símbolo para a cidade. É uma coisa diferenciada para os turistas — opinou o homem.
A auxiliar de embalagem Grasiela Toniolli, que passava no local, se surpreendeu com a coloração da água e resolveu dar uma parada para contemplar.
— Eu não sabia que ia estar nessa cor. É legal fazer algo diferente, entrar no clima da Festa da Uva — comenta Grasiela.
O chafariz ficará com a água nesse tom até o último dia da festa, 6 de março, com a cor sendo retocada sempre que necessário, de acordo com a Semma.