Após 60 horas de trabalho no combate às chamas, rescaldo e monitoramento da estrutura atingida, o 4º Batalhão de Bombeiro Militar de Vacaria encerrou, às 9h30min dessa quinta-feira (10), a atuação na empresa Schio. O incêndio teve início no local por volta das 21h de segunda-feira (7) e se alastrou rapidamente. O comandante do 4º BBM, tenente Marcos Corrêa estima que uma área de 14 mil metros quadrados tenha sido atingida, de um total de 90 mil metros quadrados existentes.
Durante a noite de quarta-feira (9) e início da manhã dessa quinta, os bombeiros deram suporte à uma empresa especializada que retirou as estruturas mais comprometidas do pavilhão. Após controlar todos os pequenos focos de incêndio, a corporação deixou o local.
— Encerramos o monitoramento de alívio de carga e agora um brigadista da empresa ficará responsável por manter uma pequena área sempre alagada para que um novo foco de incêndio não volte a acontecer — afirmou o tenente que comandou a operação.
Ainda de acordo com o tenente, o último grande incêndio em Vacaria ocorreu em 2014, quando uma área de 4 mil metros foi destruída pelas chamas na empresa Rasip.
A remoção completa da estrutura atingida pelas chamas na Schio agora ficará por conta da seguradora. Nenhum dos 300 colaboradores que estavam no local no momento do incêndio ficou ferido. Estima-se que mais de 1,5 toneladas de frutas foram queimadas e 22 câmaras frias atingidas pelo fogo.
Segundo o delegado Carlos Alberto Defaveri, a Polícia Civil de Vacaria também acompanha o caso. Um inquérito foi instaurado para tratar sobre o incêndio.
Confira vídeo do combate ao fogo na terça-feira (8):